Trans Peneda-Gerês (TPG) | Sexta a Domingo

05 Maio 2024

Inicia esta sexta-feira mais uma edição do TransPeneda-Gerês, este ano com mais de 800 atletas inscritos de 23 países diferentes, que vão poder usufruir das melhores paisagens que Portugal tem para oferecer, de um dos mais belos Parques Nacionais do Mundo e onde alguns dos melhores atletas nacionais e internacionais da modalidade não dispensaram marcar a sua presença. Uma prova para Conquistadores de Castelos e que, à medida que os quilómetros vão avançando, a paisagem vai mudando constantemente, tornando a prova surpreendente a cada momento. O TPG tem na distância das 100 milhas uma referência mas, pelo facto de se realizar no Parque Nacional Peneda-Gerês, tem um atrativo ainda mais especial. Para imortalizar todos os finishers conquistadores, na versão 100 milhas, os nomes de todos os finishers são gravados no Mural dos Conquistadores no castelo de Montalegre. São mais de 8.500m de desnível positivo, tornando a prova um autêntico desafio de superação. Um autêntico carrossel de sobe e desce, com uma identidade muito própria, e um desafio tremendo a quem se proponha conquistar. O TPG existe, também, para os que querem subir gradualmente nas distâncias. Os 100km, 55km, 31km e 15km, são um enorme desafio e permitem viver a experiência deste magnifico evento da Peneda-Gerês. O TPG é uma prova competitiva mas é muito mais que isso. É um desafio de superação pessoal, uma oportunidade de viver uma experiência memorável convivendo com uma população e cultura muito ricas, é exploração do único parque nacional português.

A prova rainha, as 100 Milhas, tem início esta sexta-feira, às 11h00, com partida no interior do fantástico castelo de Melgaço. Os participantes têm a oportunidade de atravessar o Parque Nacional Peneda-Gerês passando por locais únicos. A distância dos 100km tem início, também na sexta-feira, dia 3 de maio, às 24h00, com partida pela primeira vez na Vila do Gerês, passando pelo Santuário de São Bento da Porta Aberta, pela barragem de Paradela e terminando no Castelo de Montalegre.
A distância dos 55km tem início no sábado, dia 4 de maio, às 10h00, com partida na aldeia de Cabril, passando pela mais alta aldeia de Portugal, Pitões das Júnias, terminando no Castelo de Montalegre.
A distância dos 31km tem também início no sábado dia 4 de maio, às 15h00, com partida em Outeiro, terminando no Castelo de Montalegre.
No domingo dia 5 de maio, para quem gosta de distâncias mais curtas, teremos os 15km que parte da Serra do Larouco e termina no Castelo de Montalegre
A organização do evento é da Carlos Sá Nature Events em parceria com os cinco municípios do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG): Montalegre, Melgaço, Terras de Bouro, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. Conta ainda com o apoio das forças de proteção e socorro, associações e juntas de freguesias e baldios locais.

MEMÓRIA

2023. TPG | "4 Castelos"