Fiães do Rio | Requalificação do Memorial de Bento Gonçalves

10 Maio 2024

A Câmara de Montalegre vai proceder à requalificação urbana e paisagística do Memorial de Bento Gonçalves, erguido no coração da aldeia de Fiães do Rio. A intervenção contempla não só a modernização do espaço e zona envolvente como trabalhos de requalificação do pavimento, execução de rede de água e saneamento. A obra, orçada em meio milhão de euros, arranca brevemente.

A aldeia de Fiães do Rio, situada na União de Freguesias de Paradela, Contim e Fiães, concelho de Montalegre, distingue-se por um núcleo histórico rico em património arquitetónico e cultural de grande antiguidade. Os arruamentos em calçada e construções em alvenaria de pedra sobressaem numa paisagem deslumbrante, composta por campos e lameiros verdes. Esta variedade paisagística não só é marcada pela presença de um carvalhal e por espaços agrícolas, mas também pela vasta diversidade de fauna e algumas espécies raras, incentivando assim o interesse pelo turismo local.
É nesta singular aldeia que se localiza a casa onde nasceu Bento António Gonçalves, primeiro secretário-geral do Partido Comunista Português. Iniciou a sua vida laboral em Lisboa como torneiro de madeira, dois anos depois, como aprendiz de torneiro mecânico e, subsequentemente, para torneiro mecânico do Arsenal da Marinha. Após sindicalizar-se no Sindicato do Pessoal do Arsenal da Marinha, aderiu à Comissão Intersindical, onde foi eleito secretário-geral do Sindicato em 1927. Em 1928 ingressa no Partido Comunista Português. Em 1930 é preso político para o forte de São Julião da Barra e liberto pela amnistia em 1932. Mais tarde Bento Gonçalves é julgado em Tribunal Militar, em 1936 integra o grupo de presos que inaugura o campo de concentração do Tarrafal em Cabo Verde, onde acaba por morrer devido é negligencia médica por contração da malária.
Em 25 de abril de 1999 foi inaugurado, em Fiães do Rio, um memorial em sua memória, sobre um local de grande dominância da paisagem que indica o início da rua da sua infância e da casa onde nasceu. No presente, o município de Montalegre procura que o Memorial seja ampliado, requalificando o espaço público e paisagístico, dando uma representação mais ampla e significante.

CARATERIZAÇÃO

Na maquete 3D que ilustra esta informação, podemos observar que o espaço a ser requalificado tem por fim destacar um marco local através da construção de uma plataforma que se ergue na paisagem. Ao monumento de Bento António Gonçalves é estendida a zona de calçada na evolvente, dando continuidade da rua até à estrada. A diferença de pavimento irá trazer distinção de hierárquica do espaço em torno do marco, obrigado a redução de velocidade por quem ali passa. A plataforma é lugar de destaque para uma peça escultórica em aço corten, de linhas simples. Esta peça enquadra o monumento de Bento Gonçalves de uma forma complementar sem retirar o equilíbrio de cada um.

SISTEMA CONSTRUTIVO

A proposta a implementar é concebida com muros autoportantes em betão armado e granito da zona, uma escolha que oferece robustez e estabilidade estrutural. O betão armado confere à estrutura a capacidade de suportar cargas significativas. O acabamento em granito procura manter uma linguagem de material que é local e não se sobressai sobre a envolvente, mas também acrescenta resistência e durabilidade ao sistema. No caso da praça, a escolha integral de granito como material de construção destaca-se pela sua beleza natural e durabilidade. A utilização desse material não só confere uma estética apelativa ao espaço público, mas também garante a resistência necessária para enfrentar as condições ambientais variadas e o uso contínuo por parte do público.

REQUALIFICAÇÃO DO PAVIMENTO
EXPANSÃO DAS REDES DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO

A par deste investimento, a Câmara de Montalegre vai proceder à expansão das redes de saneamento e abastecimento, melhorar a infraestrutura de drenagem das águas pluviais, bem como promover a requalificação dos muros e do pavimento da rua principal. Esta intervenção visa não apenas melhorar a qualidade dos serviços básicos, mas também a segurança e a própria estética da povoação, contribuindo para o bem-estar e a valorização da comunidade local.

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Presidente da Câmara de Montalegre
«Estamos a falar de um projeto há muito pedido pelo senhor Presidente da Junta e pela comunidade de Fiães do Rio. O projeto visa requalificar todo este espaço urbano e dignificar a memória de Bento Gonçalves. Há, também, uma profunda intervenção na rua desta aldeia. Entendemos por bem fazer ainda a intervenção na rede de águas e ramal de saneamento. Vai também haver alargamento da via. Era uma necessidade. Estamos a falar de uma aldeia muito bonita, procurada por muita gente. Tenho a certeza que esta obra será um orgulho para todos os habitantes da freguesia. Acredito que será uma referência. O que perspetivamos é que as obras se iniciem com a maior brevidade dado que vai ser posta a concurso».

Joaquim Moura | Presidente - U.F. Paradela, Contim e Fiães do Rio
«É um dia feliz. Uma notícia feliz. Fico contente por terem decidido arrancar com a obra brevemente. Era uma necessidade para a aldeia. Estou feliz e agradeço muito à senhora Presidente por estar solidária connosco».

bento_goncalves__maquete__02
bento_goncalves__maquete__03