Operação 'Rabagão' com 3.000kg de lixo

Operação "Rabagão" com 3.000kg de lixo
06 Junho 2009
Apesar do mau tempo, cerca de 100 pessoas estiveram envolvidas no desafio lançado pela Câmara de Montalegre em limpar as margens do Alto Rabagão. Em pouco mais de duas horas, foram retirados cerca de 3.000Kg de detritos da margem direita da albufeira. Organização fala de uma operação «bem sucedida» a tal ponto que será repetida em Setembro.
As fracas condições metereológicas não impediram, de colocar no terreno, o repto que a Câmara de Montalegre lançou à população para integrar-se numa «profunda operação de limpeza das margens da albufeira do Alto Rabagão».
Orlando Alves, vice-presidente do município de Montalegre, congratulou-se com o facto de muitos não terem faltado à convocatória: «foi uma operação muito bem sucedida. Hoje fizemos no Rabagão mas a ideia é alargar para outros locais como, por exemplo, a barragem de Sales, em Tourém. Recordo que, inicialmente, esta acção era para ser desenvolvida juntamente com as escolas mas por um ou outro motivo não foi possível. Em boa hora o Centro Distrital de Vila Real compareceu. Encaixou perfeitamente na solidariedade que defendem».

ASSOCIAÇÕES
ENVOLVIDAS

Para o autarca, esta primeira iniciativa apresenta balanço positivo porque conseguiu, entre outros méritos, reunir cerca de uma centena de pessoas: «quero aqui destacar o trabalho das associações. Estiveram aqui os Bombeiros de Montalegre e de Salto; o Grupo Desportivo de Salto; a Associação da Chã, os Escuteiros de Montalegre...mas...convidamos mais gente. Gente que tinha a obrigação de cá estar. Espero, sinceramente, que, da próxima vez, compareceram para darmos um exemplo para toda a gente. Mesmo assim, estiveram aqui a trabalhar cerca de 100 pessoas o que é um número muito bom. Contudo, precisamos de mais gente. Hoje limpamos a margem direita. No futuro queremos "atacar" a margem esquerda da albufeira».

«CAMPISMO
SELVAGEM»

Entre os vários dados que recolheu nesta operação, Orlando Alves não esqueceu um que o magoa particularmente: «não quero deixar passar esta oportunidade para falar do "campismo selvagem", vergonhoso, que se observa por estas bandas. Há pessoas que passam aqui três meses, não pagam nada e deixam tudo sujo. Isto não pode acontecer. Ainda para mais temos aqui um parque de campismo (Penedones), legalizado, e com todas as condições. Nós vamos reforçar, ainda mais, a fiscalização porque é uma questão de justiça».

PESCADORES
SENSIBILIZADOS

Sob o lema "Celebração da Cidadania e da Solidariedade", os participantes foram integrados em várias equipas. Todos receberam luvas e sacos apropriados. Paralelamente, foram desenvolvidas acções de sensibilização junto dos pescadores por forma a que toda a envolvente da albufeira seja, sistematicamente, um espaço atractivo de convívio e de lazer. Neste particular, os pescadores receberam uma simples brochura onde se dá conta da importância em preservar o meio ambiente.
Esta acção fechou com um almoço-convívio oferecido pela Câmara Municipal de Montalegre.