Sangue barrosão homenageado

23 Maio 2009
Município de Montalegre rendeu homenagem àqueles que tombaram em combate nas Invasões Francesas. As comemorações do bicentenário começaram na Ponte da Misarela e terminaram, noite dentro, no Auditório Municipal. Uma jornada que «reforçou a identidade» e «elevou a auto-estima dos barrosões», destacou o presidente Fernando Rodrigues.
No ano do bicentenário das Invasões Francesas, a Câmara Municipal de Montalegre assinalou a data com uma jornada que invocou a bravura de muitos que lutaram pela liberdade. A Ponte da Misarela, Sidrós, freguesia de Ferral, concelho de Montalegre, foi um ponto de referência que travou as investidas das tropas napoleónicas.
Foi junto à ponte medieval que foram descerradas duas lápides, uma delas com a descrição dos principais acontecimentos históricos a esta ponte associados.
Fernando Rodrigues, presidente da Câmara de Montalegre, afirmou que este acto é de elementar justiça lembrando a heroicidade dos barrosões do passado: «estamos aqui para homenagear as vítimas das invasões francesas e para aprender um pouco mais daquilo que é a nossa história porque nós temos muito orgulho da nossa história».

IDENTIDADE
REFORÇADA

Acto contínuo, o autarca vincou os valores do passado transportando-os para a realidade do presente: «estes acontecimentos devem ser recordados, devem ser lembrados, para elevar a nossa auto-estima e para saber porque é que nós somos portugueses e barrosões. Tudo isto reforça a nossa identidade porque foi preciso passar por muitos sacrificios. Foi preciso morrer muita gente. Houve uma grande devastação de bens, de propriedades durante o periodo da ocupação napoleónica».

«HÁ OUTROS NAPOLEÕES»

De forma irónica, Fernando Rodrigues, reconheceu: «bem...hoje há outros Napoleões...são mais dificeis de identificar mas que fazem também grandes destroços na economia do país e na economia mundial. Mas acredito que a seu tempo serão apanhados...», para rematar com um repto: «estamos aqui a prestar um tributo. Uma época com muitas dificuldades mas que soubemos ultrapassá-las. Que hoje, também em periodo de dificuldades, saibamos seguir o exemplo dos nossos antepassados, com força, garra, coragem, que consigamos juntos ultrapassar esta fase dificil, porque Portugal tem uma história rica. Temos um povo que se identifica com o passado...está aqui a nossa história, o nosso sangue...».

HERÓIS DESCONHECIDOS

As comemorações do bicentenário das Invasões Francesas levadas a cabo pela Câmara Municipal de Montalegre terminaram no Auditório Municipal com o lançamento do livro "Heróis Desconhecidos" da autoria do escritor barrosão José Dias Baptista.
De seguida falou José Enes Gonçalves que invocou o trajecto de vida de António José Antunes Guerreiro, um militar de Montalegre. Fechou a sessão o general Dário Correia, barrosão natural de Tourém, que explicou a visão estratégico-táctica em campo de batalha.