Homenagem a D. Nuno

Acontece no dia 31 de Maio, em Salto, a Homenagem a D. Nuno
PROGRAMA - Salto, 31 Maio

10h00 - Recepção a Sua Alteza Real D. Duarte Pio de Bragança
10h30 - Inauguração do "Trilho do Condestável" com partida dada por Sua Alteza Real
11h00 - Missa solene na Igreja Matriz de Salto
12h00 - Visita à Igreja Matriz e ao monumento do Condestável
13h00 - Ecomuseu: Exibição do "Jogo do Pau" de Corva/Salto e visita guiada ao Ecomuseu
15h00 - Conferência no Auditório da Casa do Capitão sobre a vida e obra de D. Nuno Álvares Pereira com a participação das seguintes personalidades:

* Fernando Rodrigues - Presidente da Câmara Municipal de Montalegre (Abertura)
* Drª. Estela Vilela Passos - Genealogia dos Pereiras
* Dr. Barroso da Fonte - D. Leonor de Alvim, uma mulher de Barroso
* Prof. Dr. Saúl Gomes - D. Nuno Álvares Pereira, Senhor de Montalegre, guerreiro e monge
* Sua Alteza Real D. Duarte Pio (Encerramento)

SANTO CONDESTÁVEL

Lembre-se que D. Nuno Álvares Pereira foi canonizado no último 26 de Abril pelo Papa Bento XVI, 91 anos depois de ter sido beatificado.
D. Nuno Álvares Pereira viveu entre 1360-1431 e foi beatificado pelo Papa Bento XV a 23 de Janeiro de 1918, tornando-se Beato Nuno de Santa Maria. Em 1940, Pio XII manifestou o desejo de canonizar o beato por decreto, mas logo abandonou a intenção, prosseguindo pelas vias normais. Após várias vicissitudes, a Ordem do Carmo, onde o militar ingressou em 1422, e o Patriarcado de Lisboa decidiram retomar a defesa da causa de canonização, cujo processo foi reaberto a 13 de Julho de 2004, nas ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa. A canonização assentou na cura milagrosa relatada por Guilhermina de Jesus. A sexagenária, natural de Vila Franca de Xira, sofrera lesões no olho esquerdo depois de atingida com salpicos de óleo a ferver quando fritava peixe.