CMM e Freguesia de Salto prestam tributo a São Nuno de Santa Maria

01 Junho 2009
Presidente da Câmara, participou na cerimónia de homenagem a D. Nuno

Fernando Rodrigues agradeceu a presença de todos e enalteceu o santo que “deixou grandes valores na gente de Salto.”

“A Câmara de Montalegre pretende manifestar o orgulho que sentimos com a canonização de São Nuno de Santa Maria.

Sentimos orgulho como portugueses, mas sentimos orgulho redobrado como barrosões.

A canonização de D. Nuno Álvares Pereira honra uma das figuras marcantes da nossa história, da história de Portugal.

Nascido em 1360, desde cedo fez parte do séquito do rei D. Fernando. Casou com Leonor D’ Alvim e tornou-se rico. Foi um chefe militar e defendeu o reino nas batalhas de Atoleiro e Aljubarrota. Sem ele provavelmente não havia Portugal. 91 anos depois de ser beatificado, é canonizado.E é canonizado porque este homem foi herói e santo.

Era desapegado de todas as ambições terrenas e portador de uma dimensão social invulgar e exemplo de generosidade, tendo mesmo distribuído a sua riqueza pelos pobres.

D. Nuno Álvares Pereira e Leonor D’ Alvim passaram aqui pelos montes, lameiros e carvalhais da freguesia de Salto. E deixaram uma memória que o povo transmitiu de geração em geração e que sempre respeitou e venera. Foi sem dúvida um exemplo social e uma personalidade marcante para perdurar na respeitabilidade das gentes desta terra.

A crença e a devoção que esta freguesia sempre lhe dedicou fez com que a elevação a santo trouxesse júbilo a esta terra que o acolheu e confirmasse, tão só, aquilo que era o sentimento do povo.

Foi o povo espontâneo que mandou erguer a estátua do santo Condestável ao lado da igreja velha. E foi o povo, representado na sua Câmara Municipal, que levou o nome de ambos à toponímia da sede do concelho.

Hoje, em homenagem ao santo, prestamos mais um tributo, consagrando o trilho do Condestável com passagem pelo monte da corneta donde soava o “toca a reunir” para o treino dos Reboredos que integraram as Ala dos Namorados.

Esta nossa iniciativa pretende homenagear a personalidade e mostrar um exemplo daqueles que fazem forte a forte gente lusitana. Porque são exemplos que nos dão força e que nos enchem de orgulho e que fazem a nossa identidade como povo e como nação.

É para conhecer melhor a sua obra, para aprendermos também o exemplo da dedicação e sacrifício dos valorosos antepassados , que ainda hoje nos guiam, e que nos legaram esta terra e este orgulho de sermos Barrosões, de sermos Portugueses, que estamos hoje aqui.”

No final encerrou a sessão e ainda referiu que “o testemunho da vida de D. Nuno constitui uma força de mudança a favor da justiça e da fraternidade, da promoção de estilos de vida mais sóbrios e de iniciativa de partilha de riqueza.

É também apelo a uma cidadania exemplar e convite à dignificação da vida política como expressão de melhor humanismo ao serviço do bem comum.

Esta prestigiante personalidade passou por aqui e deixou cá esses valores entre nós!”