João Botelho filma em Montalegre

22 Junho 2009
Até 4 de Julho o conhecido cineasta João Botelho está a filmar em Montalegre um documentário com o nome "Para que este Mundo não acabe", promovido pela Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) cujo fim é dar a conhecer a cultura da região do Barroso. Esta 3.ª feira, pelas 10 horas, decorre uma conferência de imprensa de apresentação do trabalho, nas instalações do núcleo-sede do Ecomuseu de Barroso.
Comparticipado pelos municipios de Montalegre e Boticas, está em rodagem, desde o passado domingo, em Montalegre, o documentário "Para Que Este Mundo Não Acabe" com realização de João Botelho. A apresentação pública deste trabalho acontece esta 3.ª feira, nas instalações do núcleo-sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, estando previsto que a estreia ocorra no pavilhão multiusos do Parque de Exposições e Feiras de Montalegre, enquadrada num conjunto de conferências e actividades sobre a especificidade cultural da região.

DOCUMENTÁRIO
CONVERTIDO EM DVD

A Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) já anunciou publicamente que o documentário será convertido num DVD de uma trilogia que revela a visão do realizador João Botelho sobre a região transmontana. A trilogia incluirá "A Terra Antes do Céu", já filmado na região de Vila Real, este "Para Que Este Mundo Não Acabe", a filmar na região do Barroso, e finalmente um terceiro, ainda por preparar, na região do planalto mirandês. Para além do circuito comercial, este DVD contará com uma distribuição nos pontos museológicos, nomeadamente nos ecomuseus da região.
A DRCN informou ainda que pretende que o filme sobre o Barroso circule nos festivais de cinema documental, nomeadamente no Festival de Marselha e no DocLisboa, à semelhança do que aconteceu com o último documentário de João Botelho, "A Terra Antes do Céu".

SINOPSE

De acordo com a sinopse tornada pública (consultar anexo), "Para Que Este Mundo Não Acabe" revela a história de um «território de picos agrestes e vales férteis, de climas extremos habitado por dramáticas gentes que transportaram até hoje saberes, costumes e comportamentos comunitários notáveis e únicos». Entre estes, destaca o «culto das fontes, das árvores, dos animais e do fogo, vindos dos povos pré-históricos, o fascínio pelas feitiçarias de bruxas, trazidas pelos povos celtas; o respeito religioso pelo Deus de S.Bento a que a ordem de Cister acrescentou a pobreza e o silêncio, num convento tão velho como a nacionalidade portuguesa, e o respeito igualmente religioso pelo Diabo, o das festas e do prazer, o da alegria sem pecado». A rodagem do filme é da responsabilidade da produtora Ar de Filmes.

CONFERÊNCIA
DE IMPRENSA

Esta 3.ª feira, pelas 10 horas, decorre uma conferência de imprensa, nas instalações do Ecomuseu do Barroso "Espaço Padre Fontes", em Montalegre. O motivo desta sessão com os jornalistas tem que ver com o documentário “Para Que Este Mundo Não Acabe”, do cineasta João Botelho, a rodar na (e sobre) região do Barroso, de 21 de Junho a 4 de Julho.
Estarão presentes além do cineasta, produtor e actores, a directora da DRCN, Helena Gil, bem como os presidentes das autarquias de Montalegre e Boticas.