Documentário - 'Para que este Mundo não acabe'

Documentário - "Para que este Mundo não acabe"
23 Junho 2009
Foi apresentado, em conferência de imprensa, o documentário "Para que este Mundo não acabe" de João Botelho. Um trabalho que está a ser filmado em Montalegre, até 4 de Julho. Uma aposta da Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN), com comparticipação dos municípios de Montalegre e Boticas. Dentro de 3 meses o filme deve "sair à rua".

O documentário do cineasta João Botelho, "Para que este Mundo não acabe", em rodagem até ao próximo 4 de Julho em Montalegre, foi explicado publicamente nas instalações do Ecomuseu do Barroso "Espaço Padre Fontes". Marcaram presença, para além do cineasta, produtor e actores, a directora da Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN), Helena Gil, bem como o presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fernando Rodrigues, e o vice-presidente do municipio de Boticas, Albano Álvares.

«VAI SER UMA
APOSTA GANHA»

A directora da DRCN, Helena Gil, falou de «um projecto que a todos vai orgulhar» dada a «visão particularíssima» do cineasta João Botelho. Um produto, reforçou, «que vai ajudar a reflectir sobre o que ainda existe no Barroso e nas suas gentes, a sua singularidade muito própria que se encontra nesta região».

«TRABALHO DO ECOMUSEU
VAI SER APROFUNDADO»

Para o presidente da Câmara de Montalegre estamos perante «uma parceria que tomou uma óptima decisão». O trabalho de João Botelho, vinca Fernando Rodrigues, «vai aprofundar o que vem sendo feito pelo Ecomuseu do Barroso. Um trabalho de reconhecimento do património do concelho. Uma forma de gostarmos mais de nós próprios. Acredito que este filme do João Botelho vai valorizar mais o Ecomuseu. São "outros olhos", outra sensibilidade cultural e artística que, estou certo, muito vai valorizar o espólio deste espaço». Na curta palestra que fez, o autarca não se causou de sublinhar o projecto «único e exemplar» que representa o Ecomuseu do Barroso que a partir de agora passa a estar «mais valorizado» podendo, cada vez mais, dar «um outro salto» no sentido no seu aperfeiçoamento.

«NUNCA VI NADA TÃO FORTE»

Empolgado pelo que tem observado, João Botelho fez um retrato encantador com o que tem encontrado no concelho de Montalegre a ponto de dizer: «esta é uma região muito particular. Nunca vi nada tão forte. Vou tentar fazer o melhor. Sei que tenho uma grande responsabilidade mas tudo farei para que as coisas corram pelo melhor». No final confessou: «espero estar aqui daqui a meio ano para outro trabalho porque esta região merece muito mais do que isto. Não é um pequeno filme que vai transmitir tudo que possui».

DOCUMENTÁRIO
CONVERTIDO EM DVD

A Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) já anunciou publicamente que o documentário será convertido num DVD de uma trilogia que revela a visão do realizador João Botelho sobre a região transmontana. A trilogia incluirá "A Terra Antes do Céu", já filmado na região de Vila Real, este "Para Que Este Mundo Não Acabe", a filmar na região do Barroso, e finalmente um terceiro, ainda por preparar, na região do planalto mirandês. Para além do circuito comercial, este DVD contará com uma distribuição nos pontos museológicos, nomeadamente nos ecomuseus da região.
A DRCN informou ainda que pretende que o filme sobre o Barroso circule nos festivais de cinema documental, nomeadamente no Festival de Marselha e no DocLisboa, à semelhança do que aconteceu com o último documentário de João Botelho, "A Terra Antes do Céu".

SINOPSE

De acordo com a sinopse tornada pública (consultar anexo), "Para Que Este Mundo Não Acabe" revela a história de um «território de picos agrestes e vales férteis, de climas extremos habitado por dramáticas gentes que transportaram até hoje saberes, costumes e comportamentos comunitários notáveis e únicos». Entre estes, destaca o «culto das fontes, das árvores, dos animais e do fogo, vindos dos povos pré-históricos, o fascínio pelas feitiçarias de bruxas, trazidas pelos povos celtas; o respeito religioso pelo Deus de S.Bento a que a ordem de Cister acrescentou a pobreza e o silêncio, num convento tão velho como a nacionalidade portuguesa, e o respeito igualmente religioso pelo Diabo, o das festas e do prazer, o da alegria sem pecado». A rodagem do filme é da responsabilidade da produtora Ar de Filmes.

Documentário - "Para que este Mundo não acabe"