Presidente da Câmara apresentou Ecomuseu em Lisboa

29 Abril 2009
Convidado para participar nas VII jornadas anuais do ICOM, subordinadas ao tema: "Museus e Turismo", Fernando Rodrigues falou do Ecomuseu como um «roteiro turístico e cultural» e, acima de tudo, como «um projecto de desenvolvimento».
O presidente da Câmara Municipal de Montalegre esteve em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, para participar nas VII Jornadas Anuais do ICOM (Conselho Internacional de Museus), subordinadas ao tema: "Museus e Turismo - Antagonistas ou parceiros? Competidores ou colaboradores".
Do programa proposto (consultar anexo), Fernando Rodrigues participou numa mesa redonda no tema que abordou as estratégias de sustentabilidade, temática que ocupou dirigentes nacionais da cultura e turismo, técnicos e autarcas.

«PROJECTO DE
DESENVOLVIMENTO»

Na defesa que proferiu, o autarca centrou o seu discurso no Ecomuseu de Barroso. Argumentou que estamos perante «um roteiro turístico e cultural, mas mais que isso, estamos perante um projecto de desenvolvimento».
Para além da Câmara de Montalegre, marcou presença, entre outros, o presidente da Câmara Municipal de Tavira, Macário Correia, que apresentou um modelo de aposta turística com base no aproveitamento do património, para além do sol e da praia.
Destaque-se igualmente a oratória de Manuel Camacho, presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, onde se desenvolve também um projecto de museu do território com recuperação do espólio mineiro.

TRABALHO
RECONHECIDO

Fernando Rodrigues olha para o convite que recebeu de participação nestas jornadas como algo «muito importante» dado que significa, reforça o edil, «o reconhecimento do bom trabalho que se está a fazer nesta área no concelho de Montalegre» ao mesmo tempo que «foi uma oportunidade de promoção e de afirmação do nome de Montalegre».

ICOM

O ICOM é uma organização internacional de museus e profissionais de museus, a quem está confiada a conservação, a preservação e a difusão do património mundial - cultural e natural, presente e futuro, material e imaterial - para a sociedade.
Criado em 1946, o ICOM é uma organização não-governamental que mantém relações formais com a UNESCO, executando parte do seu programa para museus, tendo status consultivo no Conselho Económico e Social da ONU. Trata-se de uma associação profissional sem fins lucrativos, financiada predominantemente pela contribuição dos seus membros, por actividades que desenvolve e pelo patrocínio de organizações públicas e privadas. Tem sede junto à UNESCO em Paris (França).