Encontro fotográfico em Montalegre

20 Maio 2009
Evento, marcado pelo mau tempo, reforçou a imagem do concelho de Montalegre. Vários amantes da fotografia ficaram deliciados com a paisagem do Barroso.
Deixamos o comentário de Carlos Gonçalves, um dos principais mentores deste primeiro encontro fotográfico flickr, feito no concelho de Montalegre, que serve para termos uma ideia da forma como decorreu este evento.
Esta acção teve na organização o Postais Ilustrados de Portugal juntamente e a Câmara Municipal de Montalegre.

«Decorreu o encontro em Montalegre. O primeiro dia foi marcado pela chuva persistente e pelo nevoeiro, o que originou alterações no programa estabelecido. Fizemos uma tentativa de manhã, com uma deslocação ao mosteiro de Santa Maria das Júnias, em Pitões das Júnias onde, apesar da chuva, ainda se fizeram algumas fotos.
Depois rumámos à aldeia de Pitões para visitarmos o núcleo local do Ecomuseu de Barroso www.ecomuseu.org/
Saídos de Pitões rumou-se ao almoço num restaurante na aldeia próxima, Covelães, para ums costeletas de vitela e porco que souberam a manjar tal era a fome geral.
A parte da tarde foi então preenchida com uma workshop no qual foram abordados dois temas completamente diferentes. Um, pela fotógrafa profissional Elisa Prego - www.elisaprego.com - versando a fotografia de estúdio, e o segundo, pelo também profissional António Sá - www.antoniosa.com - sobre a vida de um fotógrafo freelancer, as suas provações, o prazer de fazer fotografia e de através dela contar estórias de vidas e narrar caminhos por vezes impensáveis para o comum dos mortais...
Era já noite quando terminou. Abençoada hora de jantar. Fomos então animar o restaurante, onde ao som de uma posta barrosã se contaram estórias, muitas mentiras (pelo menos eu contei algumas) e se foi passando parte da noite em agradável convívio até alguém se aperceber de que estava demasiadamente cansado(a) e com o corpo a reclamar repouso.
Na manhã seguinte, os sobreviventes e os retardatários (houve quem viesse só para a manhã de domingo) rumámos ao carvalhal do Avelar para uma calma manhã de caça às imagens, pois o dia estava bem melhor. Não se apresentando o sol, pelo menos não tivemos o castigo da chuva como no dia anterior.
A manhã passou a correr. De regresso à vila de Montalegre, fizeram-se as despedidas e cada um rumou para onde lhe deu na real gana.
Soube este escriba que de tarde ainda se viam almas penadas espalhadas pela vila à caça não sei de quê. Será que os vamos ter cá de novo, mas desta vez com a luz solar por companhia?
Para terminar, resta-me agradecer à Câmara Municipal, na pessoa do David Teixeira, a colaboração prestada. Sem a sua ajuda não teria sido possível realizar este encontro da forma como foi.
Também quero aqui dizer de forma totalmente honesta que foi um grande prazer conviver com este grupo tão heterogéneo mas tão agradável. O são convívio que se gerou foi visível, apesar das condições adversas. Obrigado a todos por não terem desistido. Fiquei muito sensibilizado por verificar que COMPARECERAM TODOS(!)
Um obrigado especial também aos companheiros que fizeram o sacrifício de vir ao encontro só no segundo dia. É realmente preciso gostar muito para fazerem isso.
Foi realmente um prazer trabalhar para todo este grupo.
Um abraço a todos».