Concelho | POM - Plano Operacional Municipal (2024)

pom_2024__reuniao___3_
pom_2024__reuniao___1_
pom_2024__reuniao___4_
12 Junho 2024

A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) reuniu no Salão Nobre dos Paços do Concelho onde foram discutidas, aprovadas e projetadas uma série de decisões, entre elas, a aprovação do Plano Municipal Operacional (POM) para colocar no terreno. A reunião foi também alvo de apreciação e análise de pedidos de construção de novos edifícios ou aumento da área de implantação de edifícios existentes. Foram ainda analisadas as faixas de gestão de combustível do município em 2023 e as propostas para 2024. Esta sessão de trabalho foi liderada pela presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes.

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Presidente da Câmara de Montalegre
«Esta reunião de trabalho é das mais importantes do ano porque organizamos os meios de combate aos incêndios. Neste sentido, foi aprovado o Plano Operacional Municipal, documento obrigatório, importante e crucial porque é aqui que são definidas as áreas de perigosidade, os equipamentos que podem ser alocados para o combate célere e os atores que possam ter de intervir. Além do plano ter sido aprovado por unanimidade, foram discutidas as precauções e as recomendações que esta comissão elaborou. Destaco algumas relacionadas com baldios que carecem de uma intervenção urgente porque oferecem alguma perigosidade. As divulgações que devem ser feitas nunca são demais. É importante que a população esteja atenta. Também é importante que colabore, designadamente limpar a faixa de combustível em 50 metros à volta das casas. Esta ação é fundamental para proteger a propriedade e, acima de tudo, a própria vida de quem lá habita. Dizer ainda que a Câmara de Montalegre está a proceder à limpeza da faixa de combustível naquilo que é a sua competência, estando em vigor os protocolos que temos com os gestores das brigadas de sapadores que estão ao serviço da população.»

ENTIDADES PRESENTES

Presidente | Fátima Fernandes
Vice-presidente | Ana Isabel Dias
ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas)