XIV Encontro da Associação do Perdigueiro Português

13 Julho 2024

Montalegre acolhe, no fim de semana de 13 e 14 de julho, o XIV Encontro Norte da Associação do Perdigueiro Português. Dois dias de intensas atividades, com a colaboração do município de Montalegre, para conferir no programa anexo. As inscrições estão abertas até 8 de julho.

Cão de caça, o Perdigueiro Português tem origem na Península Ibérica; descende do antigo Braco Peninsular que é um ancestral comum a outros cães de parar. Evoluiu adaptando-se ao clima, terreno e tipo de caça bem como à selecção imposta por critérios sócio-culturais para a caça ao longo dos séculos. A raça conservou a sua morfologia bem como os critérios de utilização, que são similares aos dos nossos dias. A sua existência está documentada em Portugal pelo menos desde o século XII. No século XIV era conhecido como “podengo de mostra” evidenciando já a sua apetência para a caça. Era criado nos canis reais e da nobreza e utilizado na caça ao falcão. No século XVI, já designado como Perdigueiro (de perdiz), era também utilizado pelo povo. A fixação das actuais características e sua difusão por parte de um grupo de criadores e caçadores tem início no princípio do século XX.

MONTALEGRE | XIV Encontro Norte Associação do Perdigueiro Português (13 e 14 julho 2024) - PROGRAMA