Porco bísaro em festa

07 Dezembro 2008
Aldeia de Paredes do Rio voltou a reavivar uma das tradições mais singulares do Barroso: a matança do porco. Muitos curiosos presentes numa jornada que foi aproveitada para inaugurar a recuperação da antiga casa florestal.
Promovida pela Associação Social e Cultural de Paredes do Rio, a Festa do Porco Bísaro voltou a reunir dezenas de curiosos e turistas em volta de uma tradição que continua a não ceder aos tempos modernos.
Falamos de uma festa-convívio, inscrita no roteiro cultural do concelho de Montalegre, apoiada pela autarquia desde a primeira hora.
Depois da matança, a comitiva teve oportunidade de assistir a uma bela recuperação da antiga casa florestal de Paredes do Rio que servirá de suporte à Associação de Paredes para fomentar outras iniciativas.

PRESIDENTE
AGRADADO

Fernando Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, não escondeu o visível orgulho pelo dinamismo encontrado em Paredes do Rio. No discurso que proferiu, disse: «os meus parabéns à associação pelo trabalho social que tem conseguido, pelas obras que tem implementado, porque puxa por elas e com as coisas que mais quer fazer no futuro». O autarca aproveitou a ocasião para voltar a dar visibilidade ao Ecomuseu de Barroso: «todo o nosso território é um ecomuseu. É de todos os cidadãos do Barroso». Fernando Rodrigues alertou os presentes para um facto quase dramático: «todos os dias perdemos o nosso património. O Ecomuseu de Barroso terá que ser o nosso projecto de desenvolvimento económico porque fomenta o que melhor temos».
A jornada encerrou com animação interpretada por elementos da Escola de Música de Paredes do Rio.
Porco bísaro em festa