Benção do Papa para os Barrosões

17 Dezembro 2008
Presidentes de Câmara do Alto Tâmega estiveram na cerimónia da bênção semanal do Papa, encontrando-se em Roma na sequência de um donativo efectuado pela EHATB para a aquisição de um órgão para uma igreja naquela cidade Italiana.

Os Presidentes da Câmara do Alto Tâmega deslocaram-se a Roma para assistirem a um concerto de inauguração de um órgão instalado na igreja do Instituto Santo António de Portugal.

A igreja, uma obra artística da cidade, possuía um órgão que exigia uma grande reparação.

Na sequência de vários contactos institucionais e também do Governador Civil de Vila Real, e porque à frente do instituto se destaca uma prestigiada figura do Alto Tâmega, o Monsenhor Agostinho Borges, as Câmaras da região, através da sua empresa a EHATB, num gesto de mecenato, decidiram dar um contributo financeiro para a reparação, ampliação e modernização do aparelho musical.

Confirmamos na visita, e também pelas palavras do senhor embaixador de Portugal na Santa Sé, que “contribuímos para uma boa causa, a favor da arte e da cultura portuguesa”, refere o Presidente Fernando Rodrigues.

O orgulho é maior, como nos diz o autarca, “quando se afirma que o melhor órgão daquela cidade, repositório tão vasto da história das civilizações e da humanidade, é precisamente o da igreja do Instituto de Santo António de Portugal”.

A PALAVRA DO PAPA PARA OS BARROSÕES

Os presidentes de Câmara estiveram também na cerimónia da bênção semanal do Papa. E a emoção apoderou-se de todos quando Sua Santidade se dirigiu aos portugueses e proferiu as seguintes palavras:

“Amados peregrinos de língua portuguesa. As boas vindas a todos. Uma saudação amiga aos Presidentes das Câmaras e respectivos munícipes do Alto Tâmega e Barroso.
Imploro as bênçãos de Deus para que os seus respectivos compromissos de solidariedade cristã possam vir a promover o bem comum da sociedade.
Com estes votos e a certeza da minha oração pelas intenções que vos trouxeram a Roma vos abençoo a vós, aos vossos familiares e às comunidades cristãs”.

Os Presidentes de Câmara tiveram ainda o privilégio de, entre cerca de 10.000 pessoas presentes na sala Paulo VI, receber pessoalmente a bênção do Papa Bento XVI que desejou um Santo Natal também para todos os nossos conterrâneos.

Benção do Papa para os Barrosões