Produtores do 'fumeiro' em reunião

08 Janeiro 2009
Último encontro a escassos dias da 18.ª Feira do Fumeiro e do Presunto de Barroso. Orlando Alves, principal "rosto" do evento, referiu no final que foi feita "uma lavagem ao cérebro dos produtos" com o fim de fazerem «mais e melhor» em prol do maior cartaz turístico do concelho de Montalegre.
A 18.ª edição da Feira do Fumeiro e do Presunto de Barroso, evento que irá decorrer na vila de Montalegre de 22 a 25 deste mês, vai ter 58 produtores. Um número que vem diminuindo em relação a anos anteriores, facto que tem desgostado a organização. Orlando Alves, vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, não escondeu este sentimento: «o que está a acontecer é algo que não se entende. Eu vejo isto como o facto das pessoas não acreditarem no futuro e não quererem trabalhar. Nós fizemos o mais difícil. Toda a gente foi atrás de nós a copiar. O que vejo agora é que parece que toda a gente está bem na vida e não quer trabalho».

PRODUTORES
AUMENTAM PREÇOS

A organização, a cargo da Divisão Sócio Cultural da Câmara Municipal de Montalegre e da Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, lançou a pergunta aos produtores sobre se achavam por bem o aumento ou a manutenção dos preços dos produtos. Por maioria ficou decidido aumentar, em 1 euro, o preço do presunto (agora 12€kg), das chouriças (agora 21€kg) e das alheiras (agora 13€kg). Os restantes produtos (ex: chouriço, sangueira, farinheira, barriga, pé, salpicão) continuam com os preços da edição anterior.

«LAVAGEM
AO CÉREBRO»

No estilo que o caracteriza, Orlando Alves voltou a adoptar um discurso frontal não poupando palavras no sentido de alertar os produtores para esta realidade:«eles têm obrigação de agarrar esta dinâmica porque está provado que o fumeiro dá lucro. Ninguém ainda me provou o contrário. Nesta reunião deixamos alguns alertas que foram partilhados e assumidos por todos».

«MELHOR FEIRA DO PAÍS»

Por fim o autarca anunciou que a decisão de aumentar o preço de alguns produtos (presunto, chouriça e alheira) foi tomada pelos produtores, veredicto que foi compreendido: «assistimos ao aumento de vários produtos como é o caso dos cereais e das tripas. É natural que os preços aumentem. Foi igualmente sensato só aumentar alguns».
A rematar, Orlando Alves revelou total confiança na «melhor feira do país» que deve voltar a convocar mais de 50 mil pessoas.

PREÇOS DE ALGUNS PRODUTOS

Presunto - 12€/kg