XVIII Feira do Fumeiro apresentada no Porto

15 Janeiro 2009
De 22 a 25 deste mês, Montalegre vive o “S. João das Chouriças
Está apresentada a XVIII Feira do Fumeiro e do Presunto do Barroso (consultar programa anexo). Aconteceu na Casa de Trás-os-Montes do Porto numa conferência de imprensa muito participada à semelhança do que tem sucedido em anos anteriores. Amanhã vai acontecer o mesmo mas desta vez será em Braga. Um “cartão de visita” que atesta o peso nacional do maior "emblema" turístico da região do Barroso que este ano promete reforçar os números das edições anteriores.
Com a neve em perspectiva de surgir no evento, coube ao vice-presidente do Município de Montalegre, Orlando Alves, avaliar o momento actual do certame ao mesmo tempo que garantiu que estamos perante «a rainha das feiras do fumeiro».

58 PRODUTORES
INSCRITOS

No discurso que proferiu, Orlando Alves declarou: «vão ser quatro dias de desbunda, de animação, de convívio e de intensa actividade comercial. Os 58 produtores inscritos e que durante todo o ano cevaram os animais já fizeram as alheiras, sangueiras, chouriços de abóbora, chouriças, salpicões, que vão comercializar nos dias em que o certame decorre. Vêm depois as partes inteiras do animal tais como, cabeças, pés, pás, meios e iguarias que só a feira de Montalegre pode oferecer em quantidade e qualidade».

«FEIRA É UMA FESTA»

Sem se deter, Orlando Alves, ressalvou: «a feira é sobretudo uma festa. É uma fileira de sucesso que foii bem agarrada. Apresentamos produto com muito rigor e esta politica é para continuar».
Sempre em tom informal, o edil rematou: «O espaço circundante ao pavilhão, onde a feira tem lugar, há comes e bebes, descantes e desgarradas porque a feira é essencialmente uma grande festa. Festa que se prolonga por todos os bares e restaurantes da vila e se estende por todo o território concelhio ou até pela região».
XVIII Feira do Fumeiro apresentada no Porto