Abertura da pesca

01 Abril 2009
Barragem dos Pisões cheia de pescadores. Encontramos sentimentos diferentes. Uns a reclamar da pouca pescaria que encontraram, outros satisfeitos comparando com anos anteriores. Recorde-se que recentemente as redes do viveiro ali existente romperam e milhares de trutas saíram para a albufeira. Os donos da exploração, que vende 90% da truta salmonada consumida no país, falaram, na altura, num prejuízo na ordem dos 500 mil euros. De lá para cá, nos últimos dias, a empresa que explora o viveiro, conseguiu capturar grande parte dos animais.
Centenas de pescadores, de todo o país, fizeram-se à estrada bem cedo em direcção à barragem dos Pisões, concelho de Montalegre, em busca de trutas. O bom tempo e as notícias recentes do que tinha sucedido com o viveiro dos Pisões, convenceram os amantes da pesca.
Com efeito, foi noticia recente que a albufeira barrosã estava a “nadar” em trutas. Só em três dias, o Núcleo de Protecção Ambiental da GNR de Chaves deteve 13 pessoas por pesca ilegal na Barragem dos Pisões.
O vento forte que se fez sentir em Março levou ao rebentamento de grande parte das jaulas onde a empresa Quinta do Salmão, com sede na Póvoa de Varzim, explora um viveiro de trutas, que acabaram por “invadir” a albufeira. Na altura, apesar de ser época de defeso da espécie, os pescadores não terão resistido à tentação de ir pescar para o local, onde a olho nu, se viam saltar as trutas, que, habituadas a vir a cima para ser alimentadas, se tornam presas fáceis.
A exploração de trutas na Barragem dos Pisões funciona há 25 anos e emprega sete pessoas.

Abertura da pesca