Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Eriksson triunfa no Europeu de Montalegre

03 Maio 2009
Fim de semana espectacular na Pista Automóvel de Montalegre. Adrenalina ao máximo na segunda prova a contar para o Campeonato da Europa de Ralicross. No final, o grande vencedor foi o sueco Andreas Eriksson (Divisão 1) superando Isachsen. Nas outras divisões, vitórias para o jovem Mats Lysen (Divisão 1A) e Knut Borseth (Divisão 2).
Bancadas da Pista Automóvel de Montalegre lotadas assistiram aos triunfos de Andreas Eriksson (Divisão 1), Mats Lysen (Divisão 1A) e Knut Borseth (Divisão 2) nesta que foi a segunda prova do Campeonato Europeu de Ralicross.
Na "prova rainha" a vitória do sueco não foi nada fácil isto porque Sverre Isachsen conseguiu “segurar” a posição, apesar de muito pressionado por Olivier Anne e Ludvig Hunsbedt. Desses toques resultaram problemas de direcção no Volvo S40 de Hunsbedt, que não chegou a completar a primeira volta, abandonando a corrida. A segurança de Isachsen só foi derrotada quando o piloto teve que passar pela Joker Lap, já perto do final da prova, onde aí surge Eriksson que não mais largou o primeiro posto conseguindo, deste modo, o quarto triunfo da carreira no ERC.
 
ISACHSEN LIDERA
CAMPEONATO
 
Apesar do segundo lugar alcançado no circuito de Montalegre, Isachsen passou a liderar o campeonato à frente de Kenneth Hansen, a grande desilusão do fim de semana.
De regresso aos bons resultados esteve Olivier Anne, que sai de Portugal com um bom quarto lugar na frente de Kenneth Hansen. Ludvig Hunsbedt não terminou a prova e classificou-se em sexto.
Relativamente ao único português apurado para as finais, Ruben Tabaio, que arrancaria da pole na Final C, não participou, devido a problemas mecânicos no Ford Focus.
 
VENCEDOR
COM...17 ANOS
 
Chama-se Mats Lysen, tem 17 anos (!) e foi o grande conquistador da Divisão 1A. Uma vitória de grande nível, a primeira na sua carreira, apesar de cumprir o seu segundo ano de Europeu de Rallycross. Por outro lado, a luta pelo segundo lugar foi muito intensa entre David Johanson e Olivier Bossard, que entraram na ultima volta em segundo e terceiro respectivamente, mas já nas ultimas curvas Bossard forçou a ultrapassagem ao sueco, com o C2 e o 206 a tocarem-se e o francês a ascender ao segundo lugar, ficando Johanson com o terceiro. Depois do triunfo em Lydden Hill de Eduard Leganov, o russo do VW Polo desta vez quedou-se pelo quarto posto na frente de Zednek Cermák e Timur Timerzyanov.
 
BORSETH
IMPERIAL
 
Por fim, a Divisão 2 onde o norueguês Knut Borseth manteve o ascendente que evidenciou ao longo da prova, batendo Jos Sterkens e Guino Kenis, o terceiro e ultimo a completar a prova, já que Roman Castoral abandonou a uma volta do final. Esta foi a primeira vitória de Borseth no Europeu de Rallycross.
O Campeonato Europeu de Rallycross está de volta já no próximo fim de semana, em França, no circuito de Alençon-Essay.
 
Calendário ERC 2009

11-13 Abril: Grã Bretanha - Lydden Hill
01-03 Maio: Portugal - Montalegre
08-10 Maio: França - Alençon-Essay
29-31 Maio: Hungria - Nyirad
05-07 Junho: Áustria - Melk
03-05 Julho: Suécia - Höljes
07-09 Agosto: Bélgica - Maasmechelen
14-16 Agosto: Alemanha - Buxtehude
04-06 Setembro: Polónia - Slomczyn
11-13 Setembro: República Checa - Sosnov
 
RESULTADOS TOTAIS
 
3.ª Manga de qualificação
2.ª Manga de qualificação
1.ª Manga de qualificação
Treinos cronometrados
Eriksson triunfa no Europeu de Montalegre
Eriksson triunfa no Europeu de Montalegre
Eriksson triunfa no Europeu de Montalegre
Eriksson triunfa no Europeu de Montalegre
Eriksson triunfa no Europeu de Montalegre
Eriksson triunfa no Europeu de Montalegre
Eriksson triunfa no Europeu de Montalegre
Eriksson triunfa no Europeu de Montalegre