X Feira do Livro fecha com seminário

07 Junho 2009
Terminou com chave de ouro a X Feira do Livro de Montalegre com a realização do Seminário "Bibliotecas Escolares - NÓS da rede". Um evento que movimentou centenas de pessoas e que ofereceu excelentes momentos culturais.
Aberta desde o primeiro dia de Junho, a X Feira do Livro de Montalegre encerrou com a realização do seminário "Bibliotecas Escolares - NÓS da rede" no Auditório Municipal de Montalegre. Muitos professores presentes que não perderam a oportunidade de assistir a várias palestras cujo alerta foi reforçar a importância do mundo tecnólógico no fabrico diário da educação.

CANDIDATURA
APRESENTADA

A sessão de abertura, antecedida pela actuação do jovem grupo "As Barrosanas", foi feita pelo presidente da Câmara de Montalegre que não poupou elogios à organização da Feira do Livro. Fernando Rodrigues, referindo-se, em concreto, ao seminário, afirmou: «este encontro servirá para reflectir em torno dos objectivos da escola actual e das necessidades da sua reorganização no contexto da sociedade da informação, potenciando todos os recursos, designadamente, a biblioteca escolar».
Posto isto, o edil anunciou o trabalho e as intenções da Câmara de Montalegre sobre a biblioteca escolar: «em boa hora decidiu o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Cultura, criar o programa Rede de Bibliotecas Escolares que tem como objectivo principal a instalação de bibliotecas escolares nas escolas de todos os níveis de ensino. Montalegre já promoveu e implementou este espaço. As bibliotecas dos seus agrupamentos escolares já integram o programa da rede e apresentamos uma candidatura da biblioteca escolar do centro escolar do 1.ºCEB de Montalegre. Aproveitando a presença da coordenadora da rede de bibliotecas, Dr.ª Teresa Calçada, não resisto a pedir o seu melhor empenho e aprovação, pois é um justo prémio para esta casa, particularmente para a equipa da nossa biblioteca».

PORTAL DAS
BIBLIOTECAS

Visivelmente satisfeito com o desenrolar da sessão, Fernando Rodrigues, informou a plateia: «formalizamos hoje a assinatura do protocolo entre a autarquia e os agrupamentos do concelho, do serviço de apoio às bibliotecas escolares. E digo formalizamos, porque em Montalegre este serviço já é uma realidade há vários anos». Sem se deter, continuou: «o município comprometeu-se com o plano nacional de leitura, relativamente ao apoio dos fundos documentais e da informação. A partir de hoje, será também uma realidade em Montalegre, o portal da rede concelhia de bibliotecas, provando assim que estamos perante um franco desenvolvimento de parcerias entre as instituições que primam pelo desenvolvimento dos recursos humanos deste concelho».

PALESTRAS
DE QUALIDADE

Em representação da Directora Regional de Educação Norte, Margarida Moreira, esteve Ema Gonçalo que deixou uma palavra de «reconhecimento» pelo trabalho, ao nível da educação, que está a ser feito no concelho de Montalegre. Tomou também da palavra Luis Miguel Ferreira, assessor do Coordenador Nacional do Ano Europeu da Inovação e da Criatividade (consultar palestra em anexo), lançando vários dados que provam como Portugal está na linha da frente no que concerne às novas tecnologias. Uma sociedade onde 1,5 mil milhões de pessoas usam Internet representando 23,5 da população mundial. Portugal é o terceiro país da Europa que mais utiliza redes sociais sendo o primeiro país da Europa Ocidental, em 2008, com mais compras de PC.
De entre outras palestras, sublinhe-se a oratória de Teresa Calçada, Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares (Ministério da Educação), que referiu que as pessoas têm que se defender «desta overdose de informação». De que forma? «saber ler e saber contar isto porque a sociedade, aparentemente, parece mais fácil mas não é verdade. O que é necessário é ter mais competências, de destreza, para saber utilizar as informações de uma forma qualificada», isto porque, concluiu, «domina quem souber entender o Mundo. Quanto mais soubermos compreender mais somos "livres", caso contrário somos "escravos" das novas tecnologias».

PÚBLICO-ALVO

- Bibliotecários