Abertura do Ecomuseu de Barroso

10 Junho 2009
A poucos dias da inauguração oficial, agendada para 10 de Julho, a Câmara de Montalegre decidiu presentear, no Dia do Município, os barrosões com a abertura das portas do Ecomuseu de Barroso. Um espaço que cativou todos aqueles que tiveram o privilégio de já ter entrado num local que promete romaria. O acto foi apadrinhado pelo Governador Civil de Vila Real, Alexandre Chaves.
Depois de termos feito uma viagem, em primeira mão, em Setembro último, pelo interior do núcleo sede do Ecomuseu de Barroso, erguido junto ao Castelo de Montalegre, foi a vez do espaço, já munido de equipamento, ser aberto ao público. A decisão foi assinalada no Dia do Municipio, que contou com a presença do Governador Civil do distrito de Vila Real, Alexandre Chaves. Espanto e apreço foram as palavras de ordem de uma comitiva que não escondeu admiração pelo que encontrou no interior de um edifício que promete ser uma atracção turística do concelho de Montalegre.

CÂMARA PERPETUA
PADRE FONTES

Lembre-se que a Câmara Municipal de Montalegre decidiu homenagear um dos mais ilustres filhos da terra: o padre Fontes. Assim, o núcleo sede do Ecomuseu de Barroso, a inaugurar no próximo 10 de Julho, irá chamar-se “Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes”. O anúncio foi tornado público na última Assembleia Municipal como lembra Fernando Rodrigues: «decidi anunciar esta minha decisão de perpetuar o nome do Padre Fontes na Assembleia Municipal. Nós tínhamos que reconhecer o trabalho que o Padre Fontes tem feito e desenvolvido na promoção do concelho de Montalegre, pela cultura, pelos estudos antropológicos. Reconhecer também a simpatia que ele faz reverter para Montalegre, com a sua personalidade, a sua maneira de ser».

“PEÇA DO ECOMUSEU”

Fernando Rodrigues lembra que apesar do padre Fontes já ter sido distinguido com a medalha de mérito municipal, o facto não invalida que o município volte a sublinhar o trajecto desta figura barrosã: «achamos que era justo atribuir o nome do Padre Fontes ao polo principal do Ecomuseu de Barroso. Estamos a falar de uma figura de muito prestigio nesta área da cultura e da promoção. É um estudioso. Como disse recentemente em Lisboa, na apresentação do Ecomuseu de Barroso, (recordar que o presidente da Câmara Municipal de Montalegre esteve em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, para participar nas VII Jornadas Anuais do ICOM (Conselho Internacional de Museus), subordinadas ao tema: "Museus e Turismo - Antagonistas ou parceiros? Competidores ou colaboradores") o padre Fontes é uma das principais peças do Ecomuseu de Barroso. Toda a gente reconhece que o padre Fontes é aquele que melhor interpreta a nossa história e a nossa cultura e que mais projecção lhe dá».

ESPAÇO DE EXCELÊNCIA

Para o presidente da Câmara de Montalegre falar do núcleo sede do Ecomuseu de Barroso é ir ao encontro de um «espaço de excelência». O edil não poupa adjectivos na caracterização: «é uma grande obra! É uma recuperação de um edifício que por fora não choca ninguém. Está perfeitamente enquadrado. Por dentro, é um edifício muito bem concebido, muito bem recuperado. Um espaço muito grande, onde vamos ter um repositório da nossa cultura e da nossa história. Vamos ter equipamento e tecnologias de ponta, de excelência, que serão um atractivo extraordinário para o turismo e um ponto nevrálgico do circuito turístico e cultural da nossa terra».

«OBRA MAIS BONITA
DA GESTÃO DA CÂMARA»

A reforçar a atractividade do polo-sede do Ecomuseu de Barroso, Fernando Rodrigues confessa que estamos perante «a obra mais bonita da gestão desta câmara» dado que «é o espaço mais bem concebido e mais bem recuperado com um grande impacto positivo» para rematar deste modo: «tudo casa na perfeição. É uma obra de referência porque conjuga, no mesmo espaço, beleza, património e memória».

LIVROS
APRESENTADOS

Apesar da inauguração só estar prevista para o próximo 10 de Julho, cerimónia que contará com a presença do Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, o abrir de portas do núcleo sede do Ecomuseu de Barroso foi registado, para além da visita da comitiva, com o lançamento de dois livros. O primeiro, a meio da tarde, da autoria de João Soares Tavares, intitulado "Montalegre e o Descobridor da Costa da Califórnia" e o segundo, à noite, de José Enes Gonçalves e João Canêdo com o nome "Dos Andes a Barroso".
Abertura do Ecomuseu de Barroso