Encerramento do Workshop Verão’09

21 Julho 2009
Montalegre recebeu de 11 a 19 deste mês, nas instalações do Pavilhão Multiusos, o Workshop Verão’09 - Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) Júnior que pela primeira vez decorreu fora de Lisboa. Falamos de um evento do Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa, destinado a instrumentistas com idades compreendidas entre os 9 e os 21 anos. Destes dias de trabalho resultaram dois concertos, um deles, em Montalegre, no Auditório Municipal.
Encerrou com chave de ouro o Workshop Verão’09 - OML Júnior, evento realizado na vila de Montalegre de 11 a 19 deste mês. Foi a primeira vez que uma iniciativa deste género foi feita fora de Lisboa.
Lembre-se que o Workshop destina-se a instrumentistas com idades compreendidas entre os 9 e os 21 anos de idade. Durante sete dias, os participantes tiveram oportunidade de adquirir experiência enquanto músicos de orquestra num ambiente muito especial. Para além de todo o trabalho musical desenvolvido, houve outras actividades lectivas e lúdicas. Desenvolveram-se igualmente diversas actividades ao ar livre, visitas a monumentos e sessões ecológicas, entre outras, permitindo aos participantes usufruir do potencial turístico do concelho de Montalegre.
Os alunos foram supervisionados por um corpo docente de 2 Maestros, 19 professores, e 3 monitores que os auxiliaram em todas as actividades, assim como um monitor principal.
À semelhança da edição WSP’09, pretendeu-se aumentar o nível de dificuldade do repertório interpretado, articulando uma vez mais o estudo das partituras com os professores de instrumento dos alunos das diferentes escolas do país.

PEDRO E O LOBO

A obra que esteve em destaque neste curso foi o "Pedro e o Lobo" de Sergei Prokofiev, executada com a projecção simultânea do filme de animação de Suzie Templeton, vencedor de um Óscar em Hollywood.

CONCERTO ESGOTOU
AUDITÓRIO MUNICIPAL

Como foi referido, deste encontro resultaram dois concertos. O primeiro, no passado sábado, no Auditório Municipal e um dia depois no EUROPARQUE, em Santa Maria da Feira.
Em Montalegre, o espectáculo foi grandioso com muita gente presente como facilmente se pode comprovar pelas fotos anexas.
Referir que este workshop teve o suporte da Banda Musical de Parafita ao nível de instrumentos de percussão e outros materiais, colectividade presente com 13 músicos na formação da orquestra.
Encerramento do Workshop Verão’09