'Eu Reino' mágico no Castelo de Montalegre

27 Julho 2009
Espectáculo de grande qualidade no castelo de Montalegre com "Afonso Henriques - 900 anos - Eu Reino". Muito público numa noite mágica com participação de elementos do Barroso numa encenação que encantou tudo e todos. Trata-se de um projecto grandioso que envolveu perto de uma centena de pessoas entre artistas em cena, actores, actrizes, músicos, cantores e figurantes.
Noite de gala no castelo de Montalegre com o espectáculo "Afonso Henriques - 900 anos - Eu Reino". Com direcção de Moncho Rodriguez, o muito público presente teve oportunidade de assistir a uma produção teatral do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso, projecto cultural da Câmara da Póvoa de Lanhoso, que visa criar um espaço de referência para o desenvolvimento de actividades artísticas.
"Eu Reino" é resultado da residência artística que a Câmara da Póvoa de Lanhoso promove através do CCPL. Com mais de sessenta artistas em cena, entre actores, actrizes, músicos, cantores e figurantes, "Eu Reino" «é uma ópera de inspiração épica que comemora os 900 anos de Afonso Henriques, Rei fundador de Portugal». Trata-se de «uma obra criada a partir de dados factuais e temas do imaginário fabuloso, que não só se alimenta dos mitos e lendas que cercam a personagem de D. Afonso Henriques, como reforça o lastro histórico do maior dos nossos heróis nacionais».

FESTA DO TEATRO

Classificado por Moncho Rodriguez como «uma festa do teatro» dando os parabéns à Câmara Municipal por ter feito este tipo de aposta, o espectáculo encantou o líder da autarquia de Montalegre que não teve dúvidas em declarar: «assistimos a um espectáculo muito bem imaginado. Gostei muito. O cenário foi extraordinário. Tivemos um relato histórico que nos deixou aqui uma grande lição». A fechar, Fernando Rodrigues aproveitou para felicitar todos aqueles que deram o seu contributo mormente elementos do concelho: «a ideia da participação de alunos das escolas de Montalegre e outros foi excelente. Puderam aprender um pouco como se faz teatro. São novas experiências que espero que se repitam em outras iniciativas».
"Eu Reino" mágico no Castelo de Montalegre