Prolegómenos II apresentado

01 Agosto 2009
No ano em que o escritor barrosão Bento da Cruz comemora 50 anos de carreira literária, foi lançado Prolegómenos II no auditório municipal de Montalegre. Uma obra que antecede uma outra, a lançar ainda este ano, que fala das Minas da Borralha. Para Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, a melhor homenagem que podemos fazer «ao maior escritor do Barroso de todos os tempos» é ler Bento da Cruz.
Depois de já ter sido apresentado publicamente em outras localidades, chegou a vez de Montalegre mostrar o mais recente livro do escritor Bento da Cruz: Prolegómenos II dando sequência ao primeiro, editado o ano passado.
António Chaves, também barrosão, apresentou a obra referindo que Bento da Cruz «criou uma marca própria» podendo as gerações vindouras ficar em sossego porque os escritos de Bento da Cruz fazem com que o passado não seja esquecido.

«FALTA MAIS
RECONHECIMENTO»

Depois das curtas palavras de Bento da Cruz que aproveitou para narrar episódios da sua infância no seu estilo inconfundível, foi a vez de Fernando Rodrigues encerrar a sessão com uma série de elogios à carreira literária de Bento da Cruz voltando, uma vez mais, a dizer que Portugal ainda não reconheceu, verdadeiramente, o escritor natural de Peirezes, concelho de Montalegre: «o livro que hoje é apresentado são textos do Barroso. Aliás, tudo que seja de Bento da Cruz vai dar sempre ao Barroso. São já 17 publicações. É já muito trabalho em prol do Barroso. Apesar de já se ir fazendo algum reconhecimento, apesar da crítica ser favorável a Bento da Cruz, falta algo mais».

"A LOBA" EM CINEMA

Profundo admirador do patrono da Escola Secundária de Montalegre, o presidente da Câmara Municipal deixou a convicção que, brevemente, uma das suas obras pode atingir outro patamar podendo, inclusive, passar para a tela da sétima arte: «acredito que dentro de pouco tempo uma obra, como "A Loba", passará para cinema. Seria o reconhecimento da obra de Bento da Cruz. Seria mais um passo para elevar o nome de Barroso». Sempre no mesmo tom elogioso, Fernando Rodrigues, reforçou: «Bento da Cruz não é exclusivamente um escritor local. É já reconhecido pela crítica nacional. Também não é só um escritor. É um cidadão empenhado, preocupado com o desenvolvimento da nossa terra porque apela à solidariedade e à justiça. É o nosso escritor e devemos-lhe muito. A Câmara de Montalegre, como sabem, já o distinguiu várias vezes mas não chega. Devemos continuar com esta homenagem. A par de Torga, é o maior escritor de todos os tempos transmontano».

«VAMOS LER
BENTO DA CRUZ!»

A fechar, o líder da autarquia de Montalegre deixou um apelo às escolas e associações para reforçarem a leitura de Bento da Cruz: «a maior homenagem que podemos fazer é lê-lo. Vamos ler Bento da Cruz! São já 17 livros...peço a todos...às escolas, às associações, para divulgarem mais a obra de Bento da Cruz porque é uma felicidade para os barrosões terem um homem como este».
A sessão terminou com a habitual sessão de autógrafos.

UM NATAL EM BARROSO

Antes da cerimónia de apresentação do livro Prolegómenos II, de Bento da Cruz, foi exibido o filme “Um Natal em Barroso”. Realizado em finais de 1974, encomendado pela RTP como uma produção especial para a noite de Natal desse ano, só foi divulgado no dia de reis de 1975 devido à neve que atrasou as filmagens. O filme teve como cenários lugares como Negrões, Morgade, S. Vicente da Chã, Aldeia Nova e Montalegre (Corujeira).
Com argumento de António Chaves, o filme, que emocionou a plateia, foi realizado por João Roque tendo como artista convidada Fernanda Alves e com participações, entre outros, do saudoso Dr. António Loureiro.
Finda a projecção da película, seguiu-se ainda uma breve apresentação do escritor e médico Bento da Cruz que incluiu a narração de alguns textos inseridos nos Prolegómenos II.
Prolegómenos II apresentado