Escuteiros 'invadem' Padornelos

06 Agosto 2009
Cerca de 100 elementos do Agrupamento de Escuteiros n.º 449 do Santíssimo Sacramento do Porto estiveram, por estes dias, no concelho de Montalegre. Visitaram vários locais, fizeram várias actividades. Num dos dias, a comitiva viajou até Padornelos para ver como o "Barroso antigo" cozia o pão no forno do povo.
Encantamento. Eis a palavra que melhor define o estado de espírito dos jovens pertencentes ao Agrupamento de Escuteiros n.º 449 do Santíssimo Sacramento do Porto que por estes dias marcaram presença no concelho de Montalegre. Uma visita com agenda preenchida não estivéssemos nós a falar de um colectivo que obedece a uma estrutura onde o rigor e a disciplina imperam.
Ao todo foram seis dias de intensas actividades como um raid nocturno pelos arredores de Montalegre, assistir a chegas de bois, (desporto que colocou em delírio muitos jovens que jamais tinham assistido a tal espectáculo), visita à sede do Ecomuseu de Barroso, ida a Paredes do Rio, vários jogos como slide, escalada, pesca, parapente, trabalhos manuais, etc.

«ESTA GENTE
É FABULOSA!»

Os cerca de 100 elementos presentes estão divididos por quatro sectores: lobitos (6 aos 10 anos); exploradores (10 aos 14), pioneiros (14 aos 18) e caminheiros (18 aos 22). Rodrigo Lencastre, animador do grupo, disse-nos que estes dias no concelho de Montalegre foram excelentes: «os miúdos estão a adorar. Esta gente é fabulosa. Por onde passamos fomos muito bem recebidos. Sem nos conhecerem...é fantástico! A prova disso é ver como esta gente preparou as coisas para se cozer o pão».
De facto, a Junta de Freguesia de Padornelos, apoiada por alguns populares, foi incansável no papel de anfitriã. O presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Moura, explicou aos jovens a forma como se cozia o pão nos tempos do antigamente. Explicações, simples, que despertaram os olhos dos escuteiros, independentemente das idades.
Referir também o espanto dos muitos populares que pouco a pouco se foram aproximando do Forno do Povo, tal o reboliço provocado pelos cantares e diversões feitos pelos escuteiros.
Escuteiros "invadem" Padornelos