'Proximidade' em Montalegre

05 Agosto 2009
Governador Civíl de Vila Real esteve um dia em Montalegre a observar o andamento de algumas instituições do concelho. Uma visita enquadrada na "Missão de Proximidade" que já levou Alexandre Chaves a percorrer o andamento público e privado de outros concelhos do distrito. A acompanhar o membro do Governo esteve o presidente da Câmara de Montalegre.
Foi um dia intenso. Fundamentalmente uma jornada de contactos, de tomar notas, de aconselhar, de pedir e de observar. É isto que enquadra o projecto "Missão de Proximidade" do Governo Civíl de Vila Real, aposta que tem percorrido, nas últimas semanas, muitos concelhos do distrito como são exemplo Alijó, Vila Pouca de Aguiar, Valpaços, Chaves, Vila Real, entre outros.
Em Montalegre, o périplo foi iniciado nas instalações da Câmara Municipal onde o governador Alexandre Chaves foi recebido por Fernando Rodrigues, edil da autarquia barrosã. Da breve reunião foram aflorados alguns temas que estão na agenda do município bem como outros a ser lançados brevemente. Uma espécie de "aperitivo" do que, em parte, iria ser o trajecto do dia.

CENTRO DE SAÚDE
DE "CARA LAVADA"

A primeira paragem foi no renovado Centro de Saúde de Montalegre. Recebidos pelo médico Joaquim Pires, o governador ficou a saber que esta unidade hospitalar apresenta sete médicos, 27 enfermeiros e 9 extensões. Se o número de médicos é aceitável o mesmo não sucede com os enfermeiros (32 era o ideal). No tocante às extensões, os 13.576 inscritos estão assim distribuídos: Pisões (66), Vila Nova (136), Tourém (150), Solveira (218), Covelães (434), Cabril (580), Vilar de Perdizes (691), Viade de Baixo (712), Ferral (717), Venda Nova (865), Salto (1854) e Montalegre (7153).

LAR DE MONTALEGRE

Antes do almoço, a comitiva teve oportunidade de visitar as higiénicas instalações do lar de Montalegre. Com 80 utentes e quase 70 funcionários, esta estrutura irá ter um novo lar (tal como em Salto), uma das promessas do actual executivo para os próximos tempos.

ECOMUSEU DE BARROSO

A primeira etapa depois do almoço foi o núcleo-sede do Ecomuseu de Barroso. Um local que não foi novidade para o governador dado que ele próprio o abriu ao público no passado dia 9 de Junho como oportunamente noticiamos. Todavia, a visita revelou-se de pormenor onde Alexandre Chaves teve calma e tempo para observar o encanto de um dos mais nobres emblemas turísticos do Barroso. O sentimento recolhido foi de plena satisfação: «Gostei do que vi. Com uma invenção tecnológica, que me surpreendeu, pela qualidade, pelo tecido daquele equipamento e pela facilidade com que os funcionários daquele espaço dominam a tecnologia instalada».

CASA DO CAPITÃO
E MINAS DA BORRALHA

Posto isto, a "Missão de Proximidade" viajou à vila de Salto onde o Governador Civíl visitou a Casa do Capitão, agora transformada num dos pólos do Ecomuseu de Barroso. Alexandre Chaves frisou que os vários espaços se integram com uma exposição histórico-etnográfica «impressionante».
Nas Minas da Borralha, outro dos locais que mereceu destaque nesta visita, a sua recuperação foi um processo que Alexandre Chaves prometeu apadrinhar.
Ainda entre a Borralha e Padrões, a comitiva observou o posto de vigilância e combate a incêndios florestais, onde estão destacados elementos do RI 19 em Chaves e a que também presidiu o comandante daquela unidade militar. A importância do exército no combate aos incêndios florestais foi o assunto em destaque.

BOMBEIROS DE MONTALEGRE

Ao fim da tarde, foi a vez do quartel dos Bombeiros Voluntários de Montalegre merecer a presença do Governador Civíl. Um encontro que juntou elementos da corporação e da protecção civil local (GNR, GIPS e Bombeiros Municipais).

JANTAR COM A
COMUNICAÇÃO SOCIAL

Alguns órgãos da comunicação social local e regional marcaram presença num jantar que encerrou a jornada. No resumo, Alexandre Chaves considerou que o turismo «é a alavanca para o desenvolvimento desta região» e que Montalegre é «um concelho com uma liderança forte» não poupando elogios ao presidente da Câmara Municipal, Fernando Rodrigues, classificando-o como «um homem motivado, com projectos para o futuro, um exemplo de trabalho e de projectos em curso».
"Proximidade" em Montalegre