Torneio Chegas de Bois 2009

13 Agosto 2009
Na final do torneio de chegas de bois de raça barrosã deste ano, a vitória foi para o boi do Jorge Fernandes de Amial, Salto, depois de um triunfo, pouco espectacular, diante do boi do José Ribeiro de Montalegre. Na chega que apurou o terceiro e quarto lugares, o triunfo sorriu ao boi de Montalegre do José Miguel Oliveira frente ao boi do João Poças da aldeia da Corva, Salto.
Sob um sol abrasador e com muito público a assistir, o recinto de chegas de bois do Senhor da Piedade, Montalegre, recebeu o dia mais esperado do campeonato de chegas de bois de raça barrosã: o dia onde, frente a frente, iriam medir forças os bois mais valentes ao longo de um torneio iniciado no passado dia 9 de Junho, feriado municipal.
Antes da esperada final, realizou-se a chega que apurou o terceiro e quarto lugares. Vitória, ao fim de quatro minutos, do boi de Montalegre, do José Miguel Oliveira, diante do boi do João Manuel Poças da Corva, Salto.
Pouco depois, o momento mais aguardado com o confronto dos animais que revelaram mais sucesso ao longo dos meses que durou este evento desportivo. Porém, a final não foi nada espectacular. Ao fim de quatro minutos, o animal de Amial, Salto, do Jorge Fernandes, levou a melhor diante do boi de Montalegre do José Ribeiro. O boi derrotado ainda tentou voltar mas o proprietário vencedor não o permitiu. O público assobiou mas a vitória já não fugia para Salto.

«MELHOR TORNEIO
DE SEMPRE»

António Morais, presidente da Associação Etnográfica "O Boi do Povo" que, juntamente com a Câmara de Montalegre, promove este evento, estava radiante no final do torneio: «tivemos excelentes chegas de bois. Muito público presente. Foi o melhor torneio de sempre».
Torneio Chegas de Bois 2009