Governo atribui 750 mil euros para Unidade de Cuidados Continuados

19 Janeiro 2009
O projecto da Unidade de Cuidados Continuados de Montalegre recebeu do governo 750 mil euros de financiamento. Uma obra, orçada em cerca de dois milhões de euros, que será assumida, no dinheiro em falta, pela Câmara Municipal. O protocolo foi assinado, por estes dias, em Lisboa, onde esteve presente Fernando Rodrigues (acompanhado por Abel Afonso, Provedor da Misericórdia de Montalegre), autarca da edilidade, que classifica esta obra como «um imperativo moral».

Nas próximas semanas será lançado o concurso público da Unidade de Cuidados Continuados de Montalegre, obra que irá custar (equipamento incluído) cerca de dois milhões de euros, dos quais 750 mil já obtiveram financiamento por parte do governo. Uma aposta do executivo de José Sócrates que saiu de um protocolo assinado, em Lisboa, por ocasião dos 30 anos da criação do serviço nacional de saúde, no qual marcou presença o presidente do município, Fernando Rodrigues.
Refira-se que Montalegre conseguiu melhorar e qualificar a urgência do Centro de Saúde criando melhores serviços e mais emprego. Agora é a vez do surgimento da Unidade de Cuidados Continuados que terá capacidade para cuidar de 40 doentes ou acamados, 30 de longa duração e 10 de média duração.
Falamos de um projecto que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Misericórdia de Montalegre. Neste particular, a autarquia desenvolveu o projecto prestando todo o apoio para que se conseguisse apresentar a candidatura nas condições exigidas pelos regulamentos de forma a obter a sua aprovação.

2 MILHÕES DE
INVESTIMENTO

A futura Unidade de Cuidados Continuados de Montalegre irá custar cerca de dois milhões de euros, verba que já comporta todos os equipamentos. A edilidade já disse que «assumirá todo o investimento necessário para além do financiamento do governo».
A obra será erguida num terreno da Misericórdia situado nas costas do novo Centro Escolar de Montalegre onde irá nascer, também, um novo lar com capacidade para 40 utentes.
A importância social deste investimento é reclamada pelo envelhecimento da população constituindo um grande amargo financeiro para a autarquia. Todavia, para Fernando Rodrigues «trata-se de um imperativo moral investir nesta área para se cuidar dos doentes e dos que mais precisam. Para além do serviço social que esta unidade presta, merece referência o elevado número de empregos que vai criar na nossa terra».

45 NOVOS POSTOS
DE TRABALHO

Com efeito, o aparecimento desta estrutura vai obrigar à criação de 45 novos postos de trabalho assim distribuídos: 24 enfermeiros e outros técnicos superiores e 21 auxiliares de acção médica. A somar, está ainda a criação de postos de trabalho indirecto para fornecimento de refeições, lavagem de roupa, terapia da fala, entre outros.
Para o presidente da Câmara de Montalegre, com o surgimento desta infra estrutura, «vamos ter uma melhoria muito significativa de cuidados sociais e de saúde no concelho» sendo «um sinal importante do esforço e vitalidade de uma das melhores conquistas da democracia – o direito à saúde para todos».

CONCURSO PÚBLICO
PARA BREVE

O concurso público para o arranque da empreitada será lançado nas próximas semanas. Depois das formalidades cumpridas, prevê-se que no prazo de um ano tudo esteja a funcionar em pleno o que acontecerá também com um apoio mensal por parte da segurança social, de forma a garantir o serviço público desta unidade.

Governo atribui 750 mil euros para Unidade de Cuidados Continuados