Festival Parques com Vida

19 Fevereiro 2009
Durante o mês de Março vai realizar-se o "Festival Parques Com Vida" (PCV) no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG). O programa do festival está distribuído pelos vários fins de semana, um em cada concelho do PNPG (Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro). Montalegre recebe esta iniciativa no fim de semana de 7 e 8 de Março.
Realiza-se ao longo do mês de Março, o "Festival Parques Com Vida" (PCV) no Parque Nacional da Peneda Gerês. O programa do festival está distribuído pelos vários fins de semana do mês, um em cada concelho do PNPG. Os pacotes são diversificados podendo incluir alojamento, restauração, actividades culturais, visitas históricas, trilhos temáticos, desportos radicais, etc. Foram elaborados com preços mais convidativos para promover e dar a conhecer os aderentes PCV, os seus produtos e serviços assim como os critérios de qualidade, ambientais e sociais associados a esta marca.

DIVERSIFICADO

O programa está elaborado com diferentes temáticas em cada um dos concelhos, salientando o que de melhor podemos encontrar em cada um deles. Desta forma, durante um mês, pode visitar os cinco concelhos do Parque Nacional da Peneda Gerês, conhecendo as magnificas paisagens, a gastronomia, o artesanato e as actividades de turismo natureza ou culturais. Sem que isso se torne monótono ou repetitivo, pois em cada fim de semana há uma actividade diferente para desenvolver ou um novo local para descobrir. Ao adquirir um pacote PCV num dos fins de semana, também recebe: um vale de desconto PCV (Pode ser utilizado durante todo o mês de Março, nos aderentes PCV. Estes vales não podem ser utilizados nos pacotes do Festival, podem ser utilizados nos serviços ou produtos que não fazem parte dos pacotes PCV ou durante a semana em qualquer um dos concelhos) e um Passaporte PCV (Ao adquirir um pacote PCV em, pelo menos, dois dos concelhos do Festival habilita-se a um fim de semana para 2 pessoas, na época baixa, num alojamento PCV à sua escolha).

___________________________________________________________________________________

MONTALEGRE – 7 e 8 de Março

Pacote 1 - (60 € p/ pessoa - inclui 1 noite nos alojamentos PCV)

Parques Com Vida Radical
A partir das 9:30 – Entrada no parque radical da JAVsport (Para a realização das seguintes modalidades: Circuito surpresa, Slide, Rapel, Tirolesa, Paralelas, Escalada, Tarzan)
A História das aldeias com Vida
A partir das 15:30 – Entrada nos Pólos museológicos de Tourém e Pitões das Júnias 19:30 – Jantar nos locais PCV
* O almoço é livre

Pacote 2 - Reencontro com as tradições Com Vida (25 € p/ pessoa)

9:30 – Saída do Largo da Câmara Municipal 10:00 – Visita cultural a Paredes do Rio (Nove moinhos, o forno do povo, o pisão, canastros, loja tradicional12:30 – Almoço em Paredes do Rio (Durante o almoço os artesãos trabalham o linho, a lã, o crosseiro, o soqueiro, o cesteiro e o escultor de miniaturas agrícolas, seguido de animação com grupo de acordeonistas e convívio com concertinas).

Pacote 1 + Pacote 2 – 80 € p/ pessoa

- Espetáculo do Sérgio Godinho (Dia 28 Março-Arcos Valdevez)
- Plante uma árvore apadrinhando-a (Dia 21 Março-Gerês)
- Visita Histórica, Museu do Cinema, Núcleo Museológico da Torre de Menagem, Museu da Memória e Fronteira (Dia 14 Março-Melgaço)