Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Ralicross - 'quarentão' em grande forma

30 Abril 2009
O ralicross nasceu em 1967 na pista inglesa de Lydden Hill, a mesma onde este ano regressou para abrir o Europeu. De lá para cá muitos foram os episódios que marcaram uma modalidade que goza, no momento, de boa saúde.
O ralicross está em crescendo. A presente época confirma o bom momento pelo qual atravessa uma modalidade que apaixona milhares de pessoas. É neste quadro entusiasta e competitivo que a Pista Automóvel de Montalegre recebe, ao longo deste fim de semana, pela segunda vez (a primeira foi em 2007), mais uma prova a contar para o campeonato europeu.
Para esta edição estão presentes várias marcas que apoiam pilotos como Kenneth Hansen (Citroen), Andreas Eriksson (Ford) e Per Eklund (Saab). Todavia, há outros como Michael Jernberg (Skoda), Jean-Luc Pailler (Peugeot) e Ludvig Hunsbedt (Volvo) que têm estruturas próprias que desenvolvem os carros semi-independente. Por exemplo, a consagrada KHM (Kenneth Hansen Motorsport) construiu um segundo C4 para o campeão da Divisão 1A, Jussi Pinomaki, irmão do antigo piloto do JWRC, Kalle Pinomaki.
 
CARACTERÍSTICAS
DAS "DIVISÕES"
 
Para termos uma ideia das características dos carros que vão desfilar no circuito barrõsão deixamos um "aperitivo". Um verdadeiro deleite para os "gourmets" do desporto a alta velocidade.
 
Divisão 1
 
Favoritos - Kenneth Hansen (Citroen C4), Michael Jernberg (Skoda Fabia), Andreas Eriksson (Ford Fiesta), Ludvig Hunsbedt (Volvo S40) e Jean-Luc Pailler (Peugeot 207)
Potências - entre 500 e 600cv
Especificações - Grupo A até 2.000cc
Tracção - quatro rodas motrizes
 
Divisão 1A
 
Favoritos - Eduard Leganov (Volkswagen Polo Mk4), Olivier Bossard (Citroen C2) e Mats Lysen (Renault Clio)
Potências - entre 180 e 250cv
Especificações - Grupo A até 1.600cc (Kit cars e S1600)
Tracção - dianteira
 
Divisão 2
 
Favoritos - Jos Sterkens (Ford Focus), Patrick Mertens (Volkswagen Polo) e Kenis Guino (BMW 120i)
Potências - cerca de 300cv
Especificações - Grupo A até 2.000cc
Tracção - traseira
Ralicross - "quarentão" em grande forma