Câmara perpetua Padre Fontes

13 Maio 2009
O núcleo sede do Ecomuseu de Barroso, a inaugurar no próximo 9 de Junho, feriado municipal, irá chamar-se “Espaço Padre Fontes
A Câmara Municipal de Montalegre decidiu homenagear um dos mais ilustres filhos da terra no dia que marca a inauguração do núcleo sede do Ecomuseu de Barroso, obra que irá assinalar, positivamente, o concelho de Montalegre ao longo das próximas décadas. Assim, a sede do Ecomuseu de Barroso, a inaugurar no próximo feriado municipal, 9 de Junho, irá chamar-se “Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes”. O anúncio foi tornado público na última Assembleia Municipal como lembra Fernando Rodrigues: «decidi anunciar esta minha decisão de perpetuar o nome do Padre Fontes na Assembleia Municipal. Nós tínhamos que reconhecer o trabalho que o Padre Fontes tem feito e desenvolvido na promoção do concelho de Montalegre, pela cultura, pelos estudos antropológicos. Reconhecer também a simpatia que ele faz reverter para Montalegre, com a sua personalidade, a sua maneira de ser».

“PEÇA DO ECOMUSEU”

Fernando Rodrigues lembra que apesar do Padre Fontes já ter sido distinguido com a medalha de mérito municipal, o facto não invalida que o município volte a sublinhar o trajecto desta figura barrosã: «achamos que era justo atribuir o nome do Padre Fontes ao polo principal do Ecomuseu de Barroso. Estamos a falar de uma figura de muito prestigio nesta área da cultura e da promoção. É um estudioso. Como disse recentemente em Lisboa, na apresentação do Ecomuseu de Barroso, (recordar que o presidente da Câmara Municipal de Montalegre esteve em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, para participar nas VII Jornadas Anuais do ICOM (Conselho Internacional de Museus), subordinadas ao tema: "Museus e Turismo - Antagonistas ou parceiros? Competidores ou colaboradores") o Padre Fontes é uma das principais peças do Ecomuseu de Barroso. Toda a gente reconhece que o Padre Fontes é aquele que melhor interpreta a nossa história e a nossa cultura e que mais projecção lhe dá».

CONCORDÂNCIA
UNÂNIME

O autarca acredita que esta decisão camarária vai recolher consenso de todos os quadrantes: «não tenho dúvidas que há uma concordância unânime da comunidade em relação a esta decisão da Câmara Municipal. É de toda a justiça este acto».

ESPAÇO DE EXCELÊNCIA

Para o presidente da Câmara de Montalegre falar do núcleo sede do Ecomuseu de Barroso é ir ao encontro de um «espaço de excelência». O edil não poupa adjectivos na caracterização: «é uma grande obra! É uma recuperação de um edifício que por fora não choca ninguém. Está perfeitamente enquadrado. Por dentro, é um edifício muito bem concebido, muito bem recuperado. Um espaço muito grande, onde vamos ter um repositório da nossa cultura e da nossa história. Vamos ter equipamento e tecnologias de ponta, de excelência, que serão um atractivo extraordinário para o turismo e um ponto nevrálgico do circuito turístico e cultural da nossa terra».

«OBRA MAIS BONITA
DA GESTÃO DA CÂMARA»

A reforçar a atractividade do polo-sede do Ecomuseu de Barroso, Fernando Rodrigues confessa que estamos perante «a obra mais bonita da gestão desta câmara» dado que «é o espaço mais bem concebido e mais bem recuperado com um grande impacto positivo» para rematar deste modo: «tudo casa na perfeição. É uma obra de referência porque conjuga, no mesmo espaço, beleza, património e memória».
Câmara perpetua Padre Fontes