Montalegre consegue 860 mil euros

07 Outubro 2009
Com a construção dos parques eólicos no concelho de Montalegre, a Câmara Municipal vai receber 860 mil euros. A verba, negociada com a ENEOP, empresa proprietária dos parques, como contrapartida, imediata, para o município, foi conseguida graças às negociações de participação de 20% no capital social que a EHATB reclama em nome das autarquias do Alto Tâmega. Futuramente, a Câmara de Montalegre irá receber 50 mil euros por mês, fruto dos 2,5% de facturação dos parques, logo que estes entrem em funcionamento.
Os cofres da Câmara Municipal de Montalegre vão receber, de imediato, 860 mil euros. Tudo porque a autarquia conseguiu negociar com a empresa ENEOP, proprietária dos parques eólicos em construção no concelho de Montalegre. Uma verba «muito importante para as finanças locais e para o futuro do concelho», garante Fernando Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Montalegre. As negociações «foram difíceis» mas o resultado foi «excelente», como avança o autarca: «é uma importante noticia para Montalegre. Vamos receber 860 mil euros dos parques eólicos e vamos ter 20% do capital social da empresa. A somar a isto, logo que os parques entrem em funcionamento vamos ter 2,5% da produção total o que representa 50 mil euros por mês».

«VAMOS RECEBER MAIS
DO QUE RECEBEMOS DA EDP»

Radiante com o resultado das negociações, Fernando Rodrigues destaca a importância desta conquista: «é uma verba importante e é uma verba duradoura. Só para termos uma ideia, vamos receber mais do que recebemos da EDP. Para além disto, quando os parques derem lucro, vamos também receber 20%. É um investimento extraordinário que muito irá ajudar ao desenvolvimento da nossa terra».

MAIS EMPREGO
MAIS RIQUEZA

Referir que estes 860 mil euros que a Câmara Municipal de Montalegre passa a ter, foram conseguidos graças às negociações de participação de 20% no capital social que a EHATB (Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, S.A.) reclama em nome das Câmaras do Alto Tâmega e para todos os parques, não só de Montalegre, como de toda a região.
Para além destes valores para o município de Montalegre, há ainda a considerar o pagamento pelo aluguer dos terrenos às Juntas de Freguesia ou aos Conselhos Directivos: «é emprego e riqueza imediata para o futuro do país e da região que estamos a criar», conclui Fernando Rodrigues.

Montalegre consegue 860 mil euros