CEBTT promove 'Oficinas de actor'

23 Outubro 2009
Nos próximos três fins de semana, nas instalações dos Bombeiros de Montalegre, o Centro de Estudos do Barroso Teatro e Tradições (CEBTT) realiza um conjunto de acções em volta do conceito "Oficinas de actor". A ideia é conceber máscaras, adereços e figurinos para marcarem presença na próxima Sexta-Feira 13.
O Centro de Estudos do Barroso, Teatro e Tradições (CEBTT) promove, a partir deste fim de semana, um conjunto de "Oficinas de actor" com vista à participação na próxima sexta-feira 13 agendada para Novembro. Dizer que o CEBTT é um espaço dedicado à investigação, ensaio, produção, realização e desenvolvimento das artes teatrais. Estas estão adaptadas a demonstrações da tradição cultural. O objectivo principal deste projecto é contribuir para o desenvolvimento social, económico e cultural da região de Barroso.
O CEBTT está «dentro da mesma filosofia do que se vinha praticando no centro de criatividade da Póvoa de Lanhoso», atesta o director artístico, Moncho Rodriguez. Neste local foram abertas várias secções para o estudo, para a criação de espectáculos e para o envolvimento da comunidade dentro daquilo que é um espaço artístico.
No programa de implantação do centro, os mentores pensaram «ser importante desenvolver um plano de trabalhos junto das escolas para que houvesse a formação de novos espectadores, novos públicos», pessoas mais interessadas em promover e adquirir uma formação artística e cultural diferente nesta região. A ideia, junto das escolas, abrange todo o concelho. Contudo, esta iniciativa não se fica só por aqui e intervém junto da comunidade com oficinas de formação de actores.
Nesta linha de continuidade, como já foi dito, este fim-de-semana abre ao público oficinas de mascaras, figurinos e adereços. Estas irão decorrer nas instalações dos Bombeiros de Montalegre.
«Estamos com isto, a trabalhar para a construção de uma encenação para a sexta-feira 13», informa Moncho Rodriguez.

FUTURO COM
NOVO ESPECTÁCULO

Após as comemorações da sexta 13, será preparado um novo espectáculo. Este contará com a participação de actores profissionais e amadores da região. Será exibido ao público na época do Natal.
Assim sendo, em Janeiro, deve estrear uma co-produção com actores profissionais portugueses e brasileiros, espectáculo que terá uma digressão por Portugal e Brasil.
Moncho Rodriguez pretende manter as oficinas de formação para toda a comunidade, conseguindo, dessa forma, que todas as pessoas tenham acesso e «contacto com a arte e cultura». O objectivo principal é «poder provar que com os poucos meios que possuímos, a muita vontade e as tradições, raízes e cultura local é possível criar e fazer muitas coisas importantes».

300 PARTICIPANTES

Até agora a adesão a esta iniciativa já supera os 300 participantes. Contudo, a crença é conseguir fazer «com que toda a população esteja, de uma forma ou de outra, ligada a este projecto», ressalva Moncho Rodriguez. É necessário que a população «entenda que este projecto é deles e que todos em geral estejam interessados, pois só assim podemos assegurar um projecto com continuidade», acrescenta.
«A questão cultural é uma necessidade de todos os dias. Desde a hora que acordamos até quando vamos dormir. E mesmo a dormir se torna uma necessidade, pois sonhamos. E sonhar é transformar as coisas, mudar o Mundo!», divaga o director artístico.

HORÁRIOS

- 09H30-12H30
- 14H00-18H00
- 20H30