Câmara Municipal | Magusto 2013

11 Novembro 2014

Organizado pelo Centro Sócio Cultural dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Montalegre, realizou-se no Pavilhão Multiusos o tradicional magusto, marcado pela boa disposição, por entre castanhas, sardinhas, carne e caldo verde.

Uma das tascas do Parque de Exposições e Feiras de Montalegre testemunhou mais uma celebração de São Martinho, promovida pelo Centro Sócio Cultural dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Montalegre, presidido por Fernando Moura. O funcionário da autarquia não escondeu o orgulho pela iniciativa e pelo número considerável de colegas reunidos em volta de uma tradição que continua a movimentar adesões. Para Fernando Moura o que importa é que os trabalhadores da Câmara de Montalegre sintam espírito de união e que «participem nestas atividades». O dirigente revelou admiração por «ver gente que nunca tinha vindo, nomeadamente pessoal de Cabril». No fundo, acrescenta, «somos uma família, onde passamos mais tempo entre nós do que em casa de cada um».

«ORGANIZAÇÃO SIMPÁTICA»

Com todo o executivo presente, coube ao presidente da Câmara de Montalegre destacar a «organização simpática do Centro Sócio Cultural dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Montalegre». Todavia, sublinhou Orlando Alves, «lamentavelmente nunca conseguem juntar-se todos». Aqui «também há aquela pequenas "guerras" e tricas que acontecem, infelizmente, em todo o lado e que não faz sentido nenhum existir... há sempre aqueles pequenos atritos que são visíveis nos encontros que se promovem e que não fazem sentido», lamentou. Por outro lado «é também para isso que estes encontros servem, isto é, fomentar o espírito de união». Um espírito de unidade que «faz falta em qualquer coletividade». Nesse sentido, refere Orlando Alves, «louva-se o esforço daquelas pessoas que são persistentes e que organizam estes encontros e louva-se ainda mais porque a celebração do São Martinho transformou-se num acontecimento quase paralelo ao do Natal». O São Martinho «é um santo que está a conquistar adeptos todos os dias e que faz este milagre de por toda a gente reunida à volta de um simples magusto, produto intrinsecamente nosso, e, como tal, sinto-me satisfeito», concluiu.
Magusto dos funcionários da Câmara de Montalegre