Mundial Rallycross 2015 | Conferência de Imprensa em Ourense (Espanha)

24 Abril 2015

A prova do Campeonato do Mundo de Rallycross, que ocorre no circuito internacional de Montalegre este fim de semana, foi apresentada, em conferência de imprensa, no Centro Cultural Marcos Valcarcel, situado na localidade galega de Ourense. A cerimónia contou com a presença, entre outros, do presidente do município de Montalegre, Orlando Alves.

A poucas horas do arranque da prova mundial de rallycross, feita no circuito internacional de Montalegre, o evento foi explicado, em conferência de imprensa, no Centro Cultural Marcos Valcarcel, Ourense, Espanha. Uma cerimónia onde estiveram presentes várias individualidades. A saber: Orlando Alves, Presidente da Câmara Municipal de Montalegre; José Manuel Rodríguez, Presidente do INORDE (Instituto Orensano de Desarrollo Económico); Alejandro Rubin, em representação da Expourense e os pilotos Joaquim Santos, Campeão Nacional, e Timmy Hansen, um dos pilotos internacionais que irá competir no Mundial Rallycross.

«VONTADE DE APROXIMAR OS POVOS»

O presidente do município de Montalegre aproveitou a ocasião para contextualizar a proximidade que o concelho ostenta com a Galiza: «temos uma dinâmica cultural muito forte, um conjunto alargado de eventos que temos quer saber potenciar de forma a aproximar os nossos povos». Desta forma, acrescentou Orlando Alves, «temos mantido, secularmente, relações comerciais e culturais com a Galiza e está na hora de as aprofundarmos. Temos uma boa relação com o INORDE (Instituto Ourensán de Desenvolvemento Económico), com quem já cooperamos em múltiplas iniciativas, e pretendemos intensificar essa cooperação». No mesmo fio condutor, o edil disse: «a nossa vontade é aproximar os nossos povos e dinamizarmos esta linha de fronteira que nos une».

«VAMOS COLOCAR 50 MIL PESSOAS EM MONTALEGRE»

Crente que o concelho apresenta um trunfo irrefutável, Orlando Alves declarou: «conseguimos colocar Montalegre na primeira prova do Campeonato do Mundo...é uma pista dividida entre asfalto e terra, sendo esta transição que protagoniza um dos momentos de maior emoção a quem tenha a oportunidade de a presenciar». Ciente que o público galego é apaixonado por esta modalidade desportiva, o presidente da Câmara de Montalegre constata: «sabemos a grande "afición" que os galegos têm por estas provas que exigem mãos, cabeça e muita presença anímica e física». É nesta lógica, reforça, «que aproveitamos a vossa generosidade e cortesia para fazermos a promoção deste grande acontecimento». A rematar, Orlando Alves deixou dados animadores de um evento imparável: «num fim de semana, vamos colocar em Montalegre 50 mil pessoas...com isto, estamos a dinamizar a economia local e, também, aprofundar a cooperação entre estes dois países...o "circo" já está montado nas fraldas da serra do Larouco, é a nossa Fórmula 1».

«TURQUIA TOMOU A PISTA BARROSÃ COMO EXEMPLO»

Em representação do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR) esteve o vice-presidente Fernando Vaz. Como entidade organizadora, o dirigente qualificou a infraestrutura e o evento com nota máxima: «uma prova do Campeonato do Mundo é uma prova de topo. Em parceria com o município temos a honra de, mais uma vez, abrir o campeonato. No ano passado a prova de abertura foi um sucesso, superamos as expetativas que o promotor nos impôs e isso verificou-se na enchente que tivemos». Para Fernando Vaz «a prova tem vindo a melhorar, com mais pilotos de renome mundial e mais interesse das marcas». No mesmo tom, reforçou: «a nossa pista está equipada com as melhores infraestruturas e em relação a isso, um aplauso para o município de Montalegre que sempre teve uma visão muito futurista». Antes de assinar o fecho da palestra, o vice-presidente do CAVR voltou a elogiar o circuito internacional de Montalegre: «a Turquia tomou a pista barrosã como exemplo e no ano passado quis visitá-la para perceber todos os elementos técnicos e importar muitas funcionalidades...por tudo isto estamos a caminhar no bom sentido».

PILOTOS PRESENTES

Joaquim Santos – Campeão Nacional
«O carro que vou utilizar é de tração total, com cerca de 600 cv de potência. São carros que fazem dois segundos aos 100. Na minha divisão, a Supercars, estamos 21 pilotos inscritos e o meu objetivo é ir às semifinais. No final de quatro corridas de qualificação pretendo ficar nos 12 primeiros para atingir as semifinais»

Timmy Hansen – Piloto sueco da Peugeot
«Por causa do Inverno fizemos muitas alterações nos carros e é excitante poder ver o resultado dessas mudanças e dessa época de preparação. A pista de Montalegre é bastante complicada por causa da dupla constituição em terra e asfalto. Estamos ansiosos».

CALENDÁRIO - MUNDIAL RALLYCROSS 2015

24 a 26 de abril: Portugal, Montalegre
01 a 03 maio: Hockenheim, (Alemanha)
15 a 17 de maio: Bélgica, Mettet