Pitões das Júnias | II Magusto Celta

17 Novembro 2015

A junta de freguesia de Pitões das Júnias, concelho de Montalegre, em parceria com o Ecomuseu de Barroso e outras entidades, promoveu a segunda edição do "Magusto Celta". A iniciativa reuniu centenas de curiosos que ali passaram um fim-de-semana recheado de atividades.

Muitos visitantes assentaram praça na pitoresca aldeia de Pitões das Júnias para assistirem ao “Magusto Celta”. A par desta atividade, os forasteiros puderam também observar o funcionamento do moinho e provar o pão cozido no forno comunitário.

LIGAÇÃO À CULTURA CELTA

O batismo celta e a despedida do verão foram atividades que encantaram os participantes. David Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, considera que a localidade barrosã «continua a surpreender pela originalidade e pela ligação à cultura celta». Satisfeito com o que viu, afirmou que «é desta forma que se marca a diferença mantendo no concelho centenas de pessoas». O autarca destacou ainda que para além dos produtos locais «os visitantes levaram cultura para casa, uma das razões que continua a motivar a vinda de pessoas ao nosso concelho».

ADESÃO EM CRESCENDO

Trata-se de «uma iniciativa muito particular que está a ser muito bem acolhida», sublinhou Lúcia Jorge, presidente da junta de freguesia de Pitões das Júnias. Um evento que deve ter continuidade porque «ano após ano conta com mais adesão e, também, com a colaboração dos nossos vizinhos galegos» e por isso «é a continuação da convivência de galaico-portugueses».
II Magusto Celta de Pitões das Júnias