BTL 2016 | Promoção do concelho

07 Março 2016

O concelho de Montalegre voltou à capital portuguesa onde mostrou o que melhor sabe fazer e um pouco do que vai ser a produção turística do ano. O palco foi a Bolsa de Turismo de Lisboa, vulgo BTL, plantada no imponente Parque das Nações. A comitiva foi liderada pelo vice-presidente da autarquia, David Teixeira, que enalteceu a excelência de um espaço no qual gravitaram milhares de pessoas.

A maior e mais prestigiada feira de turismo internacional organizada em Portugal acolheu mais uma ação de promoção assinada pelo município de Montalegre. Falamos da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), feita no Parque das Nações, que movimentou milhares de pessoas. A divulgação, enquadrada no stand da CIM Alto Tâmega, envolveu os restantes cinco municípios (Boticas, Chaves, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena). A presença deste "casamento", em alguns dos mais importantes certames de promoção turística nacionais e internacionais, demonstra o acerto desta estratégia que confirma, cada vez mais, o Alto Tâmega como destino de excelência. A mostra passa por áreas como produtos locais, termalismo, património histórico e etnográfico e turismo natureza e aventura.

VENCER PELA DIFERENÇA

A liderar a comitiva do concelho de Montalegre esteve o vice-presidente da edilidade. David Teixeira deixou rasgados elogios a uma promoção, trabalhada em rede, que envolveu uma ideia nova e que denota margem de progressão: «estas promoções têm vindo a crescer gradualmente. A CIM ainda é uma criação. Estamos a consolidar este destino. Os municípios ainda não se organizaram, de forma a definir uma "marca", falando a uma só voz. Esta feira valeu pela diferença que criamos». O autarca destacou toda a dinâmica registada ao largo dos dias: «sabe bem sentir este retorno e ver que as pessoas da região estiveram cá para provar e comprar produtos e partilhar um pouco do seu tempo. Viemos em nome da região e do território».

COMUNICAR DIFERENTE

Sob outro ângulo de análise, David Teixeira saiu satisfeito como a comunicação do evento foi realizada. Um aceno estendido a todos os envolvidos: «quero aqui deixar um reconhecimento a todos os que estiveram aqui do nosso município mas, também, dos restantes concelhos da região. A comunicação foi feita de forma diferente e também nisso marcamos a diferença. Quem procurou este território encontrou-o, descobriu um paraíso para usufruir porque temos um produto diferente para oferecer. Passaram por este stand milhares de pessoas. Este ano inovamos com a criação de vouchers para termos uma ideia do impacto que uma promoção destas pode ter».

«SEGREDO É SER SIMPLES»

Apesar dos dias de desgaste - pela constante atenção exigida - o balanço é «muito positivo». David Teixeira faz fé em referir que «este território está no bom caminho», onde «o património tem mais elos de ligação do que de separação». Neste sentido, «o segredo está em ser simples» e «a CIM tem feito isso», garante. A reboque, lembra que «a animação e as degustações promovidas, provocaram as sensações». O turismo, sublinha, «é uma indústria que satisfaz os sonhos e as sensações» num «território de valor ecológico, natural e cultural» que «ainda não é muito conhecido» mas que «tem muita qualidade». Em suma, «o desafio é esse: visite-nos, viva e sinta porque certamente vai gostar!».
Nota final para referir que as próximas ações de promoção passam por Nanterre (França) e pelos 25 anos do Salão Automóvel de Vigo (Espanha), a realizar de 2 a 10 de abril.

TEM A PALAVRA

Otelo Rodrigues - Ecomuseu de Barroso
«Montalegre tinha que estar presente. Faz sentido que esta promoção aconteça no contexto da região do Alto Tâmega e Barroso. A nossa animação atraiu muita gente ao nosso espaço. A abertura do Campeonato do Mundo de Rallycross, já no próximo mês em Montalegre, é sinal de que confiam na nossa organização e isso orgulha-nos».

Jorge Nogueira - Festival de Música Júnior (Organização)
«Foi uma grande honra promover o Festival de Musica Júnior. Fizemo-lo com um bocadinho de fado. É muito importante que a região se promova no conjunto dos seis municípios. Foi com muito gosto que fizemos parte da animação desta feira».

Luís Pedreira - Artista barrosão
«Foi Fantástico mostrar como o nosso turismo é bastante festivo e alegre. Quem esteve presente percebeu e recebeu a nossa forma de estar. É sempre um prazer promover a nossa região. Com esta união estamos no bom caminho».

Rui Vaz Alves - Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena
«Sentimos cada vez mais coesão e união entre os seis municípios da região. Esta CIM nasceu neste mandato e vem fortalecendo-se progressivamente. Estamos a promover os nossos concelhos no formato "todos por um e um por todos"».

Hermínio Loureiro - Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
«É uma oportunidade extraordinária para os territórios mostrarem as suas potencialidades e este é um excelente exemplo de como se pode promover produtos de excelência. Cada vez mais devemos aproveitar os fatores distintivos e estão a fazê-lo na perfeição. Juntos valemos muito mais que separados. Em escala mostramos o que temos de maravilhoso».

EVENTOS 2016 - PROMOÇÃO

- Mundial de Rallycross (16 e 17 de abril)
- Peneda-Gerês Trail Adventure (23 abril a 1 maio)
- "Sexta 13"/Noite das Bruxas (13 maio)