Planalto da Mourela conquista prémio 'Europa Nostra 2016'

28 Abril 2016

Entre os 28 premiados de 16 países, o projeto do desenvolvimento sustentável do Planalto da Mourela, plantado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), em território do concelho de Montalegre, foi distinguido pelo prémio da União Europeia para o Património Cultural/Prémio Europa Nostra 2016. Uma distinção notável que tem agora um novo desafio: votar neste projeto para "prémio do público" (até 8 de maio).

Situado na parte oriental da serra do Gerês, a cerca de 1.200 metros de altitude, o Planalto da Mourela é considerado um repositório vivo das práticas associadas aos sistemas agrários tradicionais, onde as técnicas de gestão e de maneio do território se têm perpetuado ao longo do tempo e continuam a marcar o quotidiano das populações e da paisagem. Foram estas qualidades que convenceram o júri dos Prémios Europa Nostra 2016, a distinguir o projeto "A conservação dos urzais e o desenvolvimento sustentável no Planalto da Mourela", no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural/Prémios Europa Nostra 2016, na categoria de educação, formação e sensibilização.
A iniciativa, implementada entre 2009 e 2011, conjugou as práticas tradicionais de maneio dos matos, como o roço de mato, fogo controlado e condução de giestal com o maneio do gado (vezeiras) de forma a manter as áreas de mato limpas, incentivar a criação de pequenos ruminantes (principalmente caprinos) e, consequentemente, diminuir o risco de incêndios florestais.
No âmbito do projeto, foi transformada uma antiga casa florestal num centro de interpretação, que faz parte do Ecomuseu do Barroso, desenvolvido material sobre a utilização dos matos e a importância cultural para estas populações e criados percursos. Este centro tem uma vertente turística e outra pedagógica. A área de intervenção abrange sete baldios do concelho de Montalegre. A saber: Covelães, Outeiro, Paredes do Rio, Pitões das Júnias, Tourém, Travassos e Sezelhe.

«IMPORTANTE RECONHECIMENTO»

Visivelmente satisfeito, David Teixeira, vice-presidente da Câmara de Montalegre, olha para esta notícia como um «importante reconhecimento». O autarca lembra que estamos a falar de uma aposta que «ajudou a reduzir os incêndios em 80%». Neste sentido, reforça, «um reconhecimento a nível europeu é sempre um motivo de alegria e de regozijo e é muito importante, porque se trata de um projeto de valorização do território e da natureza que teve um efeito prático evidente, já que ajudou a reduzir os incêndios florestais em mais de 80% nas áreas de intervenção». O número dois do executivo municipal, salienta que este desafio conseguiu «mobilizar a população para uma nova forma de gerir a paisagem». Isto nota-se no «melhoramento das pastagens, bem como na forma como se organiza a paisagem deste planalto».

PROJETO MODELO

No seguimento deste raciocínio, David Teixeira defende que estamos perante «um projeto modelo» que, acredita, o reconhecimento europeu ajudará a divulgar e a replicar. Com efeito, de acordo com o júri do prémio, este projeto de desenvolvimento sustentável destacou-se pela «originalidade e criatividade». As palavras são esclarecedoras: «o foco deste fascinante projeto está na paisagem cultural desta região e em como as atividades humanas moldaram o ambiente natural. A equipa do projeto contribui para a criação de condições de sustentabilidade neste território específico do Parque Nacional, bem como para a proteção de uma parte inestimável da herança do património europeu».
Por fim, referir que a cerimónia de entrega dos prémios, que conta com a participação do comissário Navracsics e de Plácido Domingo, presidente da Europa Nostra, acontece na noite de 24 de maio, no histórico Teatro da Zarzuela, em Madrid.

VOTAR

Posto isto, a Câmara Municipal de Montalegre realça que está agora aberta, até ao próximo dia 8, a votação "online" em http://vote.europanostra.org para o Prémio do Público, que será anunciado juntamente com os sete vencedores do Grande Prémio, na noite de 24 de maio, em Madrid, na cerimónia de entrega dos prémios.

VOTAÇÃO ONLINE (Até 8 maio) - Clique AQUI
Planalto da Mourela recebe prémio europeu