Dia do Município 2016 | Homenagem - Artur Gonçalves e Fernando Moura

09 Junho 2016

A comemoração do feriado municipal deste ano ficou marcada pela homenagem que a Câmara de Montalegre decidiu fazer a dois barrosões com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal: Artur Gonçalves (Cepeda) e Fernando Moura (Barracão), este último a título póstumo.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Foi uma justíssima homenagem. Gostava que tivesse acontecido o ano passado mas houve alguns constrangimentos de natureza familiar. Foi impossível ter a família do Fernando Moura toda junta. Foi possível este ano. Ainda bem que conseguimos. Uma homenagem a dois desportistas. Queria muito que fosse aos dois porque o enquadramento é o mesmo, isto é, a área desportiva. Eram praticamente os únicos dois desportistas do concelho, com nome à escala nacional, que faltava homenagear. Já o tínhamos feito com o Justiniano da Ponteira, o Acácio da Silva, entre outros. Entendo que o 9 de junho, sendo o dia da pátria barrosã, não pode ser um dia só para o turismo. Tem que ser, também, para a reflexão e sabermos honrar os nossos. Estes são os nossos heróis. São um bom exemplo para os nossos jovens a quem cabe a responsabilidade de construir o futuro. Para o ano, o programa já está feito. Tem que ser mantido em segredo, mas posso dizer que será muito mais preenchido, com muita gente a ser homenageada».

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Isto é que é verdadeiramente o dia do concelho, isto é, olhar para os nossos, para aqueles que souberam dizer que, em terras pequenas, há homens grandes. São exemplo e o executivo tem essa obrigação de em cada ano reconhecer aqueles que deram tudo e o melhor que tinham, para levar o nome de Montalegre o mais longe possível. Neste caso, estamos agradecidos pelos excelentes atletas que foram e, sobretudo, por terem sido excelentes barrosões. Olhar para eles, ficamos mais enriquecidos».

Fátima Fernandes | Vereadora da educação da Câmara de Montalegre
«Foi a melhor forma de honrarmos a nossa terra. Barrosões que deixaram um legado notável, que nos enche de orgulho e que dever ser perpetuado. São pessoas que devem ser mais conhecidas, principalmente para a geração mais nova. Foram ilustres em tempos muito complicados. Não é a terra que faz as pessoas. São as pessoas que fazem a terra. Felizmente, temos grandes exemplos que nos dignificam».

Artur Gonçalves (Cepeda) | Homenageado
«É um sentimento muito grande. Nunca pensei chegar onde cheguei. Fui, ao longo dos anos, a ser conhecido no meu concelho. No desporto, fui sempre progredindo. Até sonhava com as "pedras" de noite! É um dia inesquecível. Não contava com esta homenagem».

Cacilda Moura | Filha de Fernando Moura
«É um dia de muito orgulho. Acho que o meu pai se estivesse aqui presente também estaria muito orgulhoso. Foi uma justa homenagem por tudo que o meu pai fez pelo Barroso. Temos muitas saudades dele. É um misto de orgulho, emoção e muita saudade».

Padre Fontes
«Esta homenagem foi feita para destacar duas coisas importantes: os jogos populares do Barroso. Infelizmente, por exemplo, o "tirar à pedra" está em desuso. Era um passatempo interessante. Esta homenagem podia ser o relançamento dos jogos populares barrosões. Faziam parte da cultura das aldeias».
 MONTALEGRE | DIA DO MUNICÍPIO 2016

Dia do Município | Homenagem - Artur Gonçalves e Fernando Moura