II 'Pisões Carp Classic'

12 Junho 2016

Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Portuguesa de Carp Fishing, com o apoio da Câmara Municipal de Montalegre, organizou a prova internacional de pesca desportiva "Pisões Carp Classic". Durante quatro dias, mais de 80 participantes recolheram excelentes exemplares que, no peso final, contabilizaram mais de uma tonelada. Entre outros considerandos, deixaram rasgados elogios à barragem do Alto Rabagão.

A barragem do Alto Rabagão, mais conhecida por barragem dos Pisões, recebeu a prova internacional “Pisões Carp Classic” 2016, evento que contou com cerca de 80 participantes, distribuídos por 30 equipas (três espanholas). Tal como tinha acontecido na edição anterior – mas desta vez a uma outra escala -, o encontro possibilitou o convívio, a troca de impressões e a salutar competição desportiva entre carpistas experientes e menos experientes, carpistas do mundo da competição (em que Portugal tem alcançado resultados excelentes) e carpistas lúdicos, do centro, do norte e do sul de Portugal, e até de diversas províncias do país vizinho. Além de outros atletas com provas dadas nas competições oficiais nacionais e internacionais, deve-se destacar a presença dos atuais campeões nacionais (a dupla Nuno Pereira/Nelson Oliveira) e do selecionador nacional, Gonçalo Teodósio, que além de terem alcançado um lugar no pódio ficaram particularmente impressionados com o local.

RENDIDOS

A organização esclarece: «os que ainda não conheciam o potencial da albufeira para a modalidade ficaram rendidos com a beleza da paisagem, a extensão impressionante do espelho de água (que poderia acomodar bastantes mais pesqueiros), mas sobretudo com a dimensão média das capturas, bem acima daquilo que vulgarmente se captura em provas nacionais da especialidade». No mesmo tom, afirma: «tendo-se capturado e devolvido à água – como ditam as regras da modalidade - mais de uma tonelada de carpas, praticamente não houve exemplares abaixo das dimensões mínimas de 3,5 kg. Dois exemplares ultrapassaram os 10 kg e houve muitos a rondar os oito e nove quilos». O peso final do pescado ultrapassou uma tonelada.

«SANTUÁRIO DA PESCA»

Na sessão de entrega dos prémios, David Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, referiu que «é uma felicidade quando apoiamos quem pretende desenvolver atividades neste lago de excelência». Depois de auscultar as opiniões dos participantes e organização, o autarca considera que a barragem dos Pisões «está definitivamente afirmada como o santuário da pesca à carpa». Resultados que poderão «abrir novas portas e novos desafios a uma escala maior» concluiu David Teixeira.

MAIS DE 1 TONELADA DE PESCADO

Por sua vez, Gabriel Pereira, presidente da Associação Portuguesa de Carp Fishing, explicou que este ano «o número de participantes aumentou 50% e as capturas superaram todas as expetativas, com mais de uma tonelada de pescado». Para além destes bons resultados, o responsável, adiantou ainda, que «foram estabelecidos contactos», nomeadamente, com o selecionador nacional de pesca à carpa, que também participou nesta prova, de forma «a realizar na barragem dos Pisões outras provas importantes». O objetivo passa ainda pela apresentação de uma candidatura para a realização de uma prova do Campeonato do Mundo.

RETORNO PARA A POPULAÇÃO

É com agrado que José Luís Nogueira, presidente da junta de freguesia de Morgade, vê a realização destas provas uma vez que «a população perdeu os terrenos agrícolas cobertos pela barragem». Nessa ótica, rematou, «faz sentido que haja algum retorno com a internalização de provas de pesca».

PISÕES CARP CLASSIC

O enduro PISÕES CARP CLASSIC é uma prova internacional de pesca desportiva na modalidade de carp fishing ou pesca moderna à carpa, que busca os maiores exemplares e pratica a pesca sem morte. Foi lançada e é organizada pela A.P.C.F. (Associação Portuguesa de Carp Fishing), sempre em estreita parceria com a Câmara Municipal de Montalegre, que, além dos patrocinadores oficiais, tem dado um apoio significativo à prova, sem o qual esta não teria a projeção, fama e prestígio que agora tem para os apreciadores da modalidade.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1 - Ricardo Silva/Tiago Gonçalves/Cláudio Ribeiro - 197,550kg
2 - Gonçalo Teodósio/Carlos Nunes - 153,600kg
3 - Nuno Pereira/Nelson Oliveira - 134,375kg
4 - Pedro Martins/ Nível Cave - 92,400kg
5 - Diogo Águas/José Gamonales - 76,100kg
6 - Sílvio Penedo/Fernando Lopes/Ana Penedo - 64,875kg
7 - Jorge Carvalhal/Bruno Antunes - 41,100kg
8 - Rúben Fernandes/Pedro Fernandes - 39,200kg
9 - Pedro Nunes/Boris Franco/Paulo Fonseca - 39,025kg
10 - Filipe Martins/Vítor Rocha - 36,100kg
11 - Vítor Pacheco/Tiago Fernandes/Luís Pacheco - 28,975kg (maior exemplar - 10,575KG)
12 - Nuno Lima/Nuno Dinis/Tomé Gomes - 28,300kg
30 - Tiago Freitas/Tiago Marques - Desistência

Peso total: 1.171665
Número de peixes: 222

Bases gerais do regulamento:
– Peso mínimo pontuável: 3,500kg
– Proibido o uso de todo o tipo de barcos.
– Opção de a equipa inscrever um terceiro elemento, mas o pesqueiro continua limitado a um máximo de 4 canas em ação de pesca.
– As inscrições são limitadas e só são válidas após recebermos os boillies das mesmas.

Boillies:
Sócios da APCF – 40€