Torneio de Chegas de Bois 2016 - Entrega de Prémios

10 Novembro 2016

Terminou com chave de ouro mais uma edição do campeonato de chegas de bois de raça barrosã, com a habitual atribuição de prémios aos proprietários dos animais. A cerimónia, que decorreu numa unidade hoteleira de Montalegre, contou com a presença do vice-presidente do município, David Teixeira. O autarca felicitou esta franja de barrosões, responsável pela manutenção de um dos mais belos traços da identidade concelhia.

Foi com 17 mil euros - vencedor arrecadou 2.600 - que foi realizada a edição 2016 do campeonato de chegas de bois de raça barrosã, evento organizado pela Associação Etnográfica "O Boi do Povo" e com o apoio «fundamental» da Câmara Municipal de Montalegre, como fez questão de sublinhar o presidente da associação, Nuno Duarte: «sem a ajuda do município, seria impossível fazermos este torneio. É muito importante continuarmos a ter este patrocínio. Só assim foi possível termos tido 21 animais inscritos».

INCENTIVOS DO MUNICÍPIO

Em nome da Câmara Municipal de Montalegre falou o número dois do executivo. Em discurso informal, David Teixeira deixou um aplauso generalizado a todo aquele que resiste em prol da manutenção da raça barrosã: «quero que saibam, de uma forma muito clara, que este executivo está convosco. O nosso reconhecimento ao vosso trabalho pela manutenção da nossa raça autóctone. O prémio que passamos a dar de 50 euros por nascimento/animal é um sinal. O apoio de 100 mil euros à sanidade animal é outro incentivo. É um outro sinal onde queremos continuar a ser um município com atividade agrícola e a ter gente nova neste ramo». Enquanto espetáculo, a chega de bois deve ser encarada com toda a seriedade, vinca o vice-presidente da autarquia: «o pedido que vos deixo é que sejam sérios em tudo que façam. Que valha a pena assistir a uma chega de bois. Que tenhamos orgulho em mostrar o que temos. O torneio não pode cair apenas na vontade de ganhar o prémio. Tem que ser algo mais».

CHEGA DE BOIS NA "SEXTA 13"?

A fechar a comunicação, ficou no ar a possibilidade da realização de uma chega de bois noturna na próxima "Sexta 13". Um desafio encarado com visível entusiasmo por todos os presentes. David Teixeira esclareceu: «este executivo tem a qualidade de não ter medo dos desafios. Vamos ver. Talvez na "rotunda do Intermarché". A direção da Associação "O Boi do Povo" vai ficar com o trabalho de pensar numa boa proposta. Nós cá estaremos para a apoiar».
Torneio de Chegas de Bois 2016 - Entrega de Prémios