Salto | IV Semana do Barrosão - Inauguração

28 Julho 2017

Está aberta a quarta edição da "Semana do Barrosão", evento que decorre, até domingo, na vila de Salto, terra onde reside o solar da raça barrosã. Três dias com agenda cheia: palestras, exposições, venda e degustação de produtos da região, mostra de excelentes exemplares da raça barrosã, garranos e porco bísaro. Sob outra vertente, espetáculos musicais, passeios BTT, concurso pecuário e chegas de bois. O evento foi apadrinhado por Carlos Miguel, Secretário de Estado das Autarquias Locais.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Mostra uma performance melhorada na linha daquilo que nós pretendemos que isto seja. Com mais participação de empresas e com uma magnífica exposição de gado. A participação popular também enche o olho. Trata-se da valorização da nossa identidade e contamos com a presença dos nossos emigrantes que muito apreciam isto. Aproveitam para reviver tempos de infância e que perdurará na memória de todos eles. Tenho a certeza que é um momento que vão levar na memória para os 11 meses difíceis e que fará com que no próximo ano regressem com o mesmo entusiasmo».

Carlos Miguel | Secretário de Estado das Autarquias Locais
«É a primeira vez que venho a esta feira. É um espaço muito agradável. O gado barrosão é a grande atração e o grande farol deste certame. É bonito de se ver e provar a carne barrosã que é fantástica. Os artesãos também ajudam a fazer a feira e é bom que assim seja. Cada município tem que cuidar daquilo que o diferencia dos outros. Neste caso concreto, a carne barrosã e o gado desta raça, são algo que diferencia Montalegre e por isso deve ser enaltecida».

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«É uma boa forma de acolhermos os nossos emigrantes e de dar as boas vindas a esta época. É cada vez mais uma feira agrícola e apresenta os melhores produtos do nosso concelho. O ponto alto será sempre a carne barrosã, não esquecendo o fumeiro, o mel, o pão centeio e outros produtos. Os nossos emigrantes gostam de chegar à sua terra e sentirem um mundo agrícola vivo, que cada um de nós tende a defender».

Fátima Fernandes | Vereadora da educação da Câmara de Montalegre
«É a oportunidade de voltar a homenagear os produtores de raça barrosã. É um património que não podemos perder. O gado barrosão faz parte da nossa identidade. Queremos homenagear quem se sacrifica em prol da manutenção dessa raça. Não temos por hábito fazer enxovais de bebés mas atribuímos um subsídio por cada nascimento deste tipo de animais porque acreditamos que, dessa forma, podemos fixar pessoas».

Alberto Fernandes | Presidente da Junta de Freguesia de Salto
«Isto faz parte da nossa tradição. Gosto que venha gente de fora mas gosto ainda mais que venha a população da nossa terra. Deixo o convite para que visitem a vila de Salto ao longo destes três dias. Haverá degustações, artesanato e muita animação todos os dias».

Nuno Sousa | Presidente da Associação Nacional de Criadores de Gado de Raça Barrosã
«É uma iniciativa que está cada vez melhor e que defende os interesses dos nossos criadores. Temos uma feira em crescimento. Temos uma maior adesão de produtores e esperamos muitos visitantes».

José Vieira Leite | Secretário Técnico do Livro Genealógico da Raça Barrosã
«É uma feira maravilhosa. Estão em causa os nossos produtores porque temos graves problemas de desertificação. O apoio a esta raça ajuda à fixação de pessoas que é tão importante para este concelho. A carne barrosã é a melhor do nosso país e este fim-de-semana é uma ótima oportunidade para degustá-la».

IV "Semana do Barrosão" inaugurada