COVID-19 | Informações (Região) - 2.ªs feiras

14 Agosto 2020
Beat   2 feira 1 1024 2500

Iniciamos com a divulgação diária. Passamos depois para uma informação que saía às segundas, quartas e sextas. O município de Montalegre relata agora apenas às segundas-feiras a informação constante no boletim epidemiológico emanado pela autoridade de saúde local, relativo à evolução do surto epidémico pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), na Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega. Todavia, o ACES do Alto Tâmega e Barroso garante que será produzido um boletim epidemiológico extraordinário, sempre que sejam notificados novos casos confirmados da doença. A par destas informações de âmbito local, daremos também conta dos números do país, bem como as informações de maior relevo decretadas pelo Governo.

Boletim epidemiológico nº 94

Dossier COVID-19 - AQUI

PORTUGAL (SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA) - 14 Agosto 2020

Consultar dados nacionais - AQUI

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO | Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso - 10 Agosto 2020

DGS | COVID-19 - Utilização de equipamentos culturais

DGS | COVID-19 - Perguntas e respostas sobre a reabertura das salas de espetáculo, cinema e eventos ao ar livre

Governo | Plano de Desconfinamento - 3.ª Fase

DGS | COVID-19 - Procedimentos de Prevenção e Controlo para Espaços de Lazer, Atividade Física e Desporto e Outras Instalações Desportivas

DGS | COVID-19 - Medidas de prevenção e controlo em Locais de Culto e Religiosos

DGS | COVID-19 - Procedimentos nos Transportes Públicos

Governo | Orientações - Reabertura da Educação Pré-Escolar

DGS | Manual (Saúde e Atividades Diárias) - Medidas de Prevenção e Controlo da COVID-19 em Estabelecimentos de Ensino

Decreto-Lei n.º 20-G/2020 (14 maio) - Estabelece um sistema de incentivos à segurança nas micro, pequenas e médias empresas, no contexto da doença COVID-19

Portugal | Plano de Desconfinamento - 30 Abril 2020

MUNICÍPIO DE MONTALEGRE | Código de Conduta

PROTEÇÃO CIVIL | Ativado Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Vila Real

ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DO NORTE (ARS NORTE) - BOAS PRÁTICAS

Diário da República - 2.ª série, nº 55 de 18-03-2020 - 3.º Suplemento - Estado de Emergência

DGS | Infeção por SARS CoV 2 (COVID 19) Medidas de distanciamento individual, Isolamento, Quarentena) - 16 Março 2020

GOVERNO (Medidas extraordinárias de Contenção e Mitigação do Coronavírus) - 12 Março 2020

Decreto-Lei n.º 10-A/2020 (Estabelece medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do novo Coronavírus — COVID 19)

O QUE É O CORONAVÍRUS?

Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

O QUE É ESTE NOVO CORONAVÍRUS?
O novo coronavírus, intitulado SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez em janeiro de 2020 na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan, doença entretanto designada como COVID-19. A fonte da infeção é, ainda, desconhecida.

TRANSMISSÃO, SINTOMATOLOGIA E TRATAMENTO

COMO SE TRANSMITE?
Ainda está em investigação a via de transmissão. A transmissão pessoa a pessoa foi confirmada, embora ainda não se conheça mais pormenores.

QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS?
As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda, como febre, tosse e dificuldade respiratória. Em casos mais graves, pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte. O período de incubação da doença pode variar entre 2 a 14 dias.

EXISTE UMA VACINA?
Não existe vacina. Sendo um novo vírus, estão em curso as investigações para o seu desenvolvimento.

EXISTE TRATAMENTO?
O tratamento para a infeção por SARS-CoV-2 é dirigido aos sinais e sintomas apresentados.

AVALIAÇÃO DE RISCO
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) considera que existe, neste momento, uma probabilidade moderada de importação de casos nos países da União Europeia/Espaço Económico Europeu (UE/EEE). A probabilidade de transmissão secundária na UE/EEE é baixa, desde que sejam cumpridas as práticas adequadas de prevenção e controlo de infeção.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLO

COMO POSSO PROTEGER-ME?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e de etiqueta respiratória para reduzir o risco de exposição e transmissão da doença:

• Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);

• Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;

• Evitar contato próximo com pessoas com infeção respiratória.

NECESSITO DE USAR MÁSCARA FACIAL SE ESTIVER EM PÚBLICO?
De acordo com a situação atual em Portugal, não está indicado o uso de máscara para proteção individual, exceto nas seguintes situações:

• pessoas com sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro);

• suspeitos de infeção por SARS-CoV-2;

• pessoas que prestem cuidados a casos suspeitos de COVID-19.

COMO SEI SE ESTOU INFETADO?
Se tem febre ou tosse ou dificuldade respiratória e se regressou recentemente de uma área afetada ou contactou com caso provável ou confirmado de COVID-19, ligue para o SNS 24 (808 24 24 24) e siga as orientações dos profissionais de saúde.

Fonte: Adaptado da Direção-Geral da Saúde. COVID-19: Perguntas Frequentes. Disponível em www.dgs.pt