Encantos | Património

31 Julho 2020

Erguido no Norte de Portugal, o concelho de Montalegre é um chão onde glorifica um vasto património arquitetónico. Possui uma história distinta lançada em 1273 quando o então Rei D. Afonso III, em carta de foral, funda a vila de Montalegre e o respetivo alcácer tornando-se cabeça das Terras de Barroso. Um território sublime, impactante, estendido por mais de 800km2 e ajardinado por 25 freguesias. A nossa proposta é deixar o olhar solto pela memória de quem construiu e preserva um município onde «não há gente mais valente e prazenteira do que esta cá da fronteira do Norte de Portugal».

Viajar pelo concelho de Montalegre é dar de caras com várias atrações que regalam o olhar. Da ampla oferta, destacamos o Castelo de Montalegre, o Mosteiro de Pitões das Júnias; a Ponte da Misarela; a Igreja Românica de São Vicente; a Casa do Cerrado em Montalegre; o Paço de Vilar de Perdizes; a Torre do Boi de Travassos; a Igreja de Paredes; o Castro de Pedrário e os monumentos funerários Cista-Vila da Ponte.

PATRIMÓNIO AGRÍCOLA MUNDIAL

A somar a estes exemplos, está a recente distinção mundial que o território (Montalegre e Boticas) obteve ao ser declarado, em 2018, Património Agrícola Mundial. Esta atribuição, feita pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), foi iniciada em 2016 pela Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), tendo sido, depois, formalizada junto da FAO pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural. A candidatura envolveu ainda a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Universidade do Minho (UM). Lembrar que o território do Barroso foi designado primeiro sítio GIAHS – Sistema Importante do Património Agrícola Mundial em Portugal. Trata-se de uma iniciativa da FAO para a promoção e preservação do património agrícola. Os sítios GIAHS (Globally Important Agricultural Heritage Systems) são sistemas agrícolas vivos, envolvendo as comunidades humanas numa relação intrincada com o território, com a paisagem cultural e agrícola, bem como com o ambiente biofísico e social. A FAO é uma organização intergovernamental que tem como objetivos alcançar a segurança alimentar para todos e garantir que as pessoas tenham acesso a alimentos de boa qualidade para que possam levar uma vida ativa e saudável.

ENCANTOS DE MONTALEGRE | PATRIMÓNIO