'Abem' | Município entrega mais 17 cartões

30 Julho 2020

Na sequência de outras ações semelhantes levadas a cabo nos últimos meses, a autarquia de Montalegre, à luz do programa abem - Rede Solidária do Medicamento, entregou mais um conjunto de cartões que dão acesso a medicamentos comparticipados. São mais 17 beneficiários que passam a ter este incentivo que surge, recorde-se, na sequência do protocolo de colaboração, formalizado no início do ano passado, entre a Câmara de Montalegre e a Associação Dignitude. O fim último é comparticipar a compra de medicação a pessoas do concelho que se apresentem numa situação de carência económica.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«É uma ação que enriquece a política e quem está na política. As pessoas beneficiadas passam a ter acesso a medicamentos gratuitos. Contabilizando o que já foi feito, já são cerca de 40 beneficiários. Para a autarquia, este é um trabalho nobre que vai ter continuação. Não vamos poupar esforçar nem dinheiro para acudir a estas franjas mais carenciadas. Pode haver mais pessoas. Têm de se dirigir à Câmara para serem avaliadas pelos nossos técnicos».

A SABER

- Serão concedidos 50 cartões abem no corrente ano.
- A Câmara de Montalegre comparticipa com 100€ por cartão.
- São beneficiários: pessoas com rendimento inferior a metade do Salário Mínimo Nacional, isto é, 317,50€, acrescidos de 20% no caso de haver despesas avultadas com saúde ou outras devidamente justificadas.
- Os cartões abem dão direito à compra de todos os medicamentos receitados pelo médico e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, desde que se opte pelos mais baratos e sejam adquiridos nas farmácias aderentes ao programa abem.
- No concelho de Montalegre, todas as farmácias aderiram ao programa abem.

cmm__cartoes_abem_2020__1_
cmm__cartoes_abem_2020__4_