Concelho | Observatórios do Território GIAHS

03 Agosto 2023

O município de Montalegre ostenta três "Observatórios do Território GIAHS". É esta a designação para os novos miradouros do concelho, erguidos em Cabril (Xertelo), Fafião (Eira da Galega) e Montalegre (Corujeira). Com esta aposta, para além de valorizar as aldeias onde se localizam, vai «permitir que os visitantes possam apreciar as paisagens que deram origem a este reconhecimento, aumentando a atratividade do território e, consequentemente, o aumento de visitantes, valorizando ainda mais este património paisagístico reconhecido pela FAO como sítio GIAHS». Em cada um dos miradouros foi instalada uma mesa de leitura para informação ao visitante, bem como um conjunto de placas de sinalização/orientação. Com o objetivo de dinamizar a economia local, as mesas de leitura têm a indicação de postos de venda de produtos locais e dos pontos de interesse de todo o Território GIAHS. Este investimento surgiu à luz de um projeto LEADER (Ligação Entre Ações de Desenvolvimento Rural), financiado pelo PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural) e pela União Europeia através do FEADER (Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural).

CONCELHO | ENQUADRAMENTO

Montalegre é um concelho que pertence ao distrito de Vila Real, com uma área superior a 805 km2. Está localizado na região Norte de Portugal, a Noroeste da província de Trás-os-Montes. Mais de 25 % do seu território situa-se no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), sendo dos concelhos que o integram aquele que contribui com maior área para o Parque. Dista do Porto e Santiago de Compostela aproximadamente 150 km. A Norte faz fronteira com a Galiza, numa extensão de cerca de 70 km, a Oeste confina com os concelhos de Vieira do Minho e Terras de Bouro, a Sul com o concelho de Boticas e a Este com os concelhos de Boticas e Chaves. A maioria dos aglomerados foram-se desenvolvendo ao longo dos vales dos rios Cávado e Rabagão e do planalto de Barroso, com caraterísticas marcadamente rurais. Não estranha estarem partes deste território abrangidos pelo único parque nacional (PNPG), pela Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurês e pela Rede Natura 2000, ZEP serra do Gerês (PTZPE0002) e sítio Peneda/Gerês (PTCON0001). Quer pela extensão de cobertura destas tipologias, quer pela sua qualidade, revelam a enorme importância da região à escala nacional e internacional, no que respeita à conservação na natureza e da biodiversidade.

OBSERVATÓRIOS

Montalegre (Corujeira) | União das Freguesias de Montalegre e Padroso

Fafião (Eira da Galega) | Freguesia de Cabril

Cabril (Xertelo) | Freguesia de Cabril

OBJETIVOS

Com a implementação destes observatórios, o município de Montalegre quer contribuir para a dinamização e sustentabilidade da economia local, para a melhoria da qualidade de vida da população e para a potenciação da atratividade turística de toda a região, ampliando as possibilidades e as alternativas de dar a conhecer a residentes, visitantes e turistas o património que carateriza as áreas abrangidas pelos observatórios, através da observação, no local, das formações geológicas, da flora, fauna e respetivos habitats, do património construído, bem como a cultura local, a sua riqueza etnográfica e gastronómica, o artesanato, as festas e os costumes. Estes observatórios adquirem, também, uma importância vital na valorização dos elementos paisagísticos e ambientais que deram origem ao recente reconhecimento pela GIAHS/FAO, do Sistema Agro-silvo-pastoril do Barroso, Portugal.

PDR_LEADER_PT2020_FEADER (1)

CONCELHO DE MONTALEGRE | MIRADOUROS