Salto (Ecomuseu) II Curso de Tecelagem

09 Dezembro 2023

Após o sucesso do I Curso de Tecelagem, o Ecomuseu de Barroso – Casa do Capitão, em Salto, volta a organizar o curso de tecelagem, desta vez orientado para as técnicas de tecelagem avançadas. À semelhança da edição inaugural, o II Curso de Tecelagem tem a orientação técnica e científica do mestre tecelão Fernando Rei e conta, também, com a participação de tecedeiras locais e não só (ao todo são 14). Com a duração prevista de 50 horas, distribuídas ao longo do tempo, o curso será uma oportunidade de celebrar a cultura e a identidade locais, tendo por base o universo da tecelagem. O projeto tem o apoio do município de Montalegre, através do Ecomuseu de Barroso, e da Junta de Freguesia de Salto. O executivo municipal marcou presença na inauguração de um curso que decorre até ao próximo 9 de dezembro.

OBJETIVOS

. Capacitar, técnica e teoricamente, os formandos para o desenvolvimento de projetos artísticos assentes na tecelagem tradicional;
. Promover a salvaguarda ativa do saber-fazer tradicional associado à tecelagem tradicional, quer ao nível dos materiais, quer das técnicas;
. Incrementar a criatividade e a autonomia dos formandos na dinamização de projetos de autor, assentes no binómio valorização das técnicas tradicionais/inovação tecnológica e estética da tecelagem.

DADOS

Número de formandos: 14 (3 homens e 11 mulheres)
Idades: 31 a 77 anos
Proveniência:
10 concelho de Montalegre (Salto, Venda, Nova,Cabril, Ladrugães, Cerdeira e Linharelhos)
1 concelho de Cabeceiras de Basto (Bucos)
1 Concelho Vila Real
1 Concelho de Ponte da Barca