Câmara avança para tribunal para travar exploração de lítio no concelho

08 Novembro 2023

Fátima Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, falou aos jornalistas onde anunciou que a autarquia vai interpor uma providência cautelar para travar a exploração de lítio no concelho. A autarca sublinhou que a ação judicial - preparada desde que surgiu o parecer favorável (dois meses) da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) - pretende impedir que a mina do Romano avance para a fase de exploração.

Na sequência do comunicado difundido pelo município de Montalegre no passado mês de julho - onde é claro o não inequívoco à exploração de lítio no concelho - a presidente da autarquia, Fátima Fernandes, chamou os jornalistas para lhes anunciar que a edilidade vai interpor uma providência cautelar para travar a exploração de lítio no município. A autarca sublinhou que a ação judicial - preparada desde que surgiu o parecer favorável (dois meses) da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) - pretende impedir que a mina do Romano avance para a fase de exploração.

CRÍTICAS AO PROJETO

Fátima Fernandes contextualizou a matéria: «a Câmara de Montalegre sempre emitiu um parecer desfavorável relativamente a este projeto. Quando saiu, há cerca de dois meses, o parecer da APA imediatamente tratamos de contratualizar um advogado para tratar desta questão da providência cautelar. Irá entrar no tribunal muito em breve. Foi feito, desde há dois meses, todo o procedimento administrativo com os seguintes argumentos: no parecer emitido pelo APA, consideramos que não foram levados em linha de conta as muitas questões que existem em matéria ambiental. Refiro-me à água, à questão da proteção do lobo, do património e das propriedades das pessoas». Ato contínuo, reforçou: «somos Património Agrícola Mundial, com projetos definidos. Este é o caminho que temos de seguir e que não pode ser posto em causa. Este projeto coloca-o em causa. Referir ainda que aquilo que esteve em consulta pública foi um projeto num todo que incluía a exploração mineira e um centro de transformação desse minério. Entretanto, o parecer da APA diz respeito apenas à mina».

PROVIDÊNCIA CAUTELAR

Questionada sobre o timing da providência cautelar, a presidente da Câmara de Montalegre recorda que já fez declarações desta matéria onde informou que iria avançar com este procedimento. Fátima Fernandes é clara: «já dei esta informação aos senhores vereadores. Já fiz declarações no passado sobre esta matéria. O facto de o timing ser coincidência com o que se está a passar no país, não sei se é feliz ou não porque uma coisa não tem que ver com a outra. Não sabemos o que está em causa nesta investigação e toda esta questão grave que está a decorrer no país. Isto não colide nem ajuda este processo que vem detrás e que vai continuar».
Sem se deter, a líder do município de Montalegre, esclareceu: «a missão do presidente da Câmara é olhar e zelar pela gestão do seu território, pelos munícipes e pelo seu património. É isso que faremos!».

IMAGEM DO CONCELHO

A imagem do concelho não irá ser afetada com tudo isto que está a suceder em torno do lítio. A garantia é dada, de forma inequívoca, por Fátima Fernandes: «Montalegre afirma-se, desde há muito tempo, por muitos outros motivos e não por pessoas individuais. O concelho distingue-se pelos seus produtos, pela sua paisagem maravilhosa, pelas pessoas simpáticas e resilientes e pelos grandes eventos».

«ERA IMPORTANTE ACABAR ESTE PROJETO»

Por fim, a edil deixou o desejo que, face ao desenrolar dos últimos acontecimentos, termine todo este processo: «seria importante que este processo acabasse. Seria muito importante que este projeto acabasse porque não traz nada de bom para a minha terra. Não queremos suspender nada. Queremos que esta exploração não aconteça em Montalegre».

CÂMARA DE MONTALEGRE | PROVIDÊNCIA CAUTELAR - LÍTIO

presidente_cmm__imprensa___2_