F. C. Porto-Montalegre (Taça de Portugal) - Conferência de Imprensa

23 Novembro 2023

A pedido do Centro Desportivo e Cultural de Montalegre, realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a conferência de imprensa que fez a antevisão do jogo desta sexta-feira (20h45) que coloca frente a frente o clube barrosão e o FC Porto, no Estádio do Dragão (Porto), partida referente aos dezasseis avos de final da Taça de Portugal. Em representação da coletividade barrosã, esteve o treinador Tony Silva e o capitão da equipa, Eduardo Machado. A presidente da autarquia, Fátima Fernandes, no final da conferência de imprensa deixou uma mensagem de incentivo ao Montalegre que, curiosamente, assinala hoje 59 anos de vida.

F.C. Porto-Montalegre (Taça de Portugal 2023) Conferência de Imprensa (Cartaz)

A celebrar 59 primaveras, o Centro Desportivo e Cultural de Montalegre está preparado para assinar mais uma página dourada no seu historial. Depois de ter recebido o Benfica há cinco anos, é a vez do F. C. Porto cruzar caminho com o emblema desportivo mais representativo do concelho. A ida ao Estádio do Dragão tem causado entusiasmo na população. Meia dúzia de autocarros estão esgotados, o que diz bem da atmosfera sentida na capital do Barroso.
Dentro das quatro linhas, o plantel às ordens do barrosão Tony Silva vive o melhor momento da temporada. Invictos há dois meses, o clube vai entrar no Dragão na máxima força. O técnico é taxativo: «é um jogo em que não temos nada a perder e tudo a ganhar. É esta a mensagem que tenho passado aos jogadores. Sabemos que, pelo ADN que tem, o F. C. Porto nunca facilita. Sabemos, de antemão, as dificuldades que iremos enfrentar, mas todos vamos levar uma lição deste jogo. Enquanto treinador, vou levar uma lição do Sérgio Conceição, mas nunca vou pedir aos meus guarda-redes que defendam como o Diogo Costa, nunca vou pedir aos meus avançados que sejam um Taremi ou Evanilson.»

2 MIL BARROSÕES NO DRAGÃO

O presidente do Centro Desportivo e Cultural de Montalegre, Paulo Viage, não disfarça o entusiasmo que sente em torno deste jogo: «esta vai ser a nossa maior mobilização para um jogo fora de portas. Contamos ter mais de duas mil pessoas, quando a nossa vila tem cerca de 1500. Ter dois mil adeptos no Dragão é algo incrível e prova que vem muita gente de fora.» Os adeptos do clube partem em autocarros e meios próprios a partir das 14h15, estando a chegada prevista ao Dragão pelas 16h30. Concentram-se na Alameda para fazerem um pouco a festa da Taça de Portugal.

TEM A PALAVRA

Tony Silva | Treinador - C.D.C. Montalegre
«Em primeiro lugar agradecer o apoio da Câmara Municipal de Montalegre que, sem o seu apoio, era impensável haver futebol nesta terra e ter este momento. Fazia todo o sentido ser aqui a conferência de imprensa por tanto que nos tem apoiado. Não só a nós como a todos os clubes do concelho. Em relação ao jogo, vai ser uma partida difícil onde sabemos que temos tudo a ganhar e nada a perder. Vamos defrontar uma equipa de topo mundial. Para chegarmos aqui, tivemos que suar imenso. Não foi fácil. O mais importante é que vamos dignificar a cor do clube e as gentes do nosso concelho. Quero que tenham orgulho em nós. Temos grande coração. Para mim, é o mais importante. Não foi fácil travar a euforia deste sorteio para os meus jogadores. Sabemos que a população está connosco. Dizem-nos que vai ficar quase deserta. Isso é bom. Para nós, é um orgulho. O jogo foi preparado da mesma maneira. Agora é com os jogadores. Atrair "luzes" porque temos jogadores de qualidade. Que sejam felizes e que mantenham essa regularidade no campeonato. O nosso maior título é que no final do campeonato os jogadores melhorem as suas vidas no campo financeiro, que consigam subir para outros patamares para darem estabilidade económica às suas famílias.»

Eduardo Machado | Capitão - C.D.C. Montalegre
«É um jogo especial. Tento passar isto mesmo aos meus colegas. Na altura, quando estive na final da Taça de Portugal pelo Desportivo de Chaves, era um miúdo. Foi um sonho de criança. Talvez o ponto alto da minha carreira tenha sido esse momento. O que lhes digo é para estarem tranquilos, para disfrutarem do jogo e serem iguais a eles próprios. Sabemos que é um jogo com visibilidade, mas a seguir temos a nossa "guerra", o nosso campeonato. Queremos colocar o clube no patamar onde esteve o ano passado. A equipa está motivada e tranquila. Os jogadores sabem o que têm de fazer.»

fcp_cdcm__conferencia_de_imprensa___1_
fcp_cdcm__conferencia_de_imprensa___3_