XXXIII Feira do Fumeiro | Apresentação

10 Janeiro 2024

Está apresentada publicamente a 33.ª Feira do Fumeiro de Montalegre. Aconteceu nas instalações do Ecomuseu de Barroso - Casa do Capitão, na vila de Salto. De 18 a 21 deste mês, a "rainha do fumeiro" regressa com mais produtores e mais fumeiro. Lembramos que estamos a falar de um cartaz promovido pelo Município de Montalegre e pela Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã. O cartaz é inaugurado por Carlos Miguel, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território.

Foi na emblemática "Casa do Capitão", em Salto, terra onde reside o solar da raça barrosã, que foi apresentada à imprensa a XXXIII Feira do Fumeiro de Montalegre, cartaz que ocorre de 18 a 21 deste mês. Foi anunciado na sessão que a "rainha do fumeiro" irá ter 49 expositores de fumeiro, cinco novos produtores e com idades abaixo dos 30 anos, que, no total, terão à venda cerca de 50 toneladas de presunto, alheiras, salpicões ou chouriças, contabilizando-se, também, um aumento da quantidade de produto a vender. A feira conta com um total de 65 expositores.

TEM A PALAVRA

Fátima Fernandes | Presidente da Câmara de Montalegre
«A primeira palavra vai para os nossos produtores que, ao longo do tempo, conseguiram aperfeiçoar esta arte culinária. Hoje é uma arte com um nível de excelência. A nossa Feira do Fumeiro é uma das melhores do país. Temos a particularidade de todos os produtos endógenos serem comercializados. Somos uma terra Património Agrícola Mundial com muito para oferecer aos nossos visitantes. Conseguimos conjugar a gastronomia com a natureza. Há muito para ver e saborear no nosso concelho. Os nossos jovens têm aqui uma atividade económica importante e com futuro. Exemplo disto mesmo, é o facto de termos, pela primeira vez, uma produtora com apenas 23 anos. É um facto notável. É uma jovem que sabe bem o que quer para o seu futuro. Sabe bem da potencialidade do nosso território. A Feira do Fumeiro é, acima de tudo, um espaço cultural onde mostramos a nossa identidade, aquilo que somos. Os produtos derivados do porco são de excelência assim como os outros como a carne, as couves, os licores, o mel, as compotas e o pão.»

DADOS

Número de expositores (fumeiro) - 49
Número de expositores (outros produtos tradicionais) - 16
Total de expositores - 65