Obras | (São Pedro) - Acesso à Capela de Nossa Senhora da Vila de Abril

08 Fevereiro 2024

Terminaram os trabalhos de beneficiação do acesso à Capela de Nossa Senhora da Vila de Abril, situada na aldeia de São Pedro, pertencente à União de Freguesias de Paradela, Contim e Fiães. Uma obra há muito reclamada que responde aos anseios dos muitos fiéis que visitam este espaço religioso do concelho. Os trabalhos contemplaram a limpeza e regularização da plataforma, bermas, valetas e drenagem, bem como o melhoramento do piso com uma camada de agregado britado de granulometria extensa. Os custos da obra estão próximos dos 30 mil euros.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA VILA DE ABRIL

Todas as três povoações (Paradela, Contim e Fiães) que formam a freguesia já serviram de sede. Em todas se rezou missa e se ergueu batistério capaz. Metade de São Pedro, aldeia fundada sobre um castro onde ainda continua, pertenceu à Comenda de São Tiago de Mourilhe. Porém, o mais idílico recanto de todo o planalto talvez seja a Capela de Nossa Senhora da Vila de Abril que foi ermitério medieval carregado de religiosidade e lendas. É uma das "Sete Senhoras" festejadas a 8 de Setembro de cada ano.

sezelhe___acesso_capela_vila_de_abril__6_
sezelhe___acesso_capela_vila_de_abril__4_